Módulo II - Sujeito Empático
O Sujeito Empático
O indivíduo que atua na educação on-line (nas modalidades de Educação a Distância e Educação Híbrida) suportada por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é caracterizado como sendo o Sujeito AVA [1] composto pelos sujeitos afetivo, social, cognitivo, biofisiológico e tecnológico. Por sua vez, as interações entre ele e outros sujeitos AVA (demais participantes do AVA) ou o objeto de conhecimento acontecem no espaço tecnológico, que suporta várias ferramentas para a simulação de uma sala de aula.
Segundo Piaget [2], a construção do conhecimento acontece durante as trocas que se dão na interação, tanto intrapessoal quanto interpessoal (aqui no sentido individual e no coletivo), e no interesse em assimilar-acomodar o objeto de aprendizagem. Tal como explicado por Piaget sobre o desenvolvimento intelectual, a empatia segue por um processo semelhante. Ou seja, conforme vamos adquirindo compreensões sobre nós mesmos e sobre o outro (e o coletivo), estaremos, ao mesmo tempo, aptos a construir empatia. Assim, a empatia é uma competência passível de ser assimilada-acomodada, na medida em que se está disposto a compreendê-la [3]. Da mesma forma que construímos conhecimentos, temos a capacidade de desenvolver a empatia. Portanto, cada sujeito constituinte do Sujeito AVA contém processos que participam da construção da empatia.
A partir dessa perspectiva, o sujeito empático em AVA pode ser descrito, levando-se em conta as teorias de Piaget e Dolle (ver seção O sujeito e suas dimensões), como uma condição humana constituída pelos sujeitos biofisiológico, tecnológico, afetivo, social e cognitivo que nos ajudam a entender uns aos outros no espaço virtual. O sujeito biofisiológico, além de servir de base para todos os outros sujeitos se constituírem, contém processos específicos, aqui denominados empatia biofisiológica, para sentir e expressar corporalmente os sentimentos originados numa situação empática. O sujeito tecnológico é a gênese para a atuação em AVA e, por sua vez, aciona processos que definem a empatia tecnológica necessária para compreender as vivências e necessidades tecnológicas do outro no virtual. O sujeito afetivo contém processos da empatia afetiva relacionados à capacidade de sentir e compreender um evento (nosso e do outro) e de saber regular a própria experiência emocional. O sujeito social abarca processos da empatia social envolvidos na interação interindividual, na consciência do contexto e na visão macro de diferentes grupos sociais em termos culturais, políticos e econômicos. Por fim, o sujeito cognitivo aborda processos da empatia cognitiva para conseguir separar as nossas experiências emocionais das do outro, mantendo e sabendo delimitar a consciência do eu e do outro. A figura abaixo descreve o sujeito empático em AVA.
[1] BEHAR, P. A. (2013) Competências em Educação a Distância. Porto Alegre, RS: Penso.
[2] PIAGET, J. (1983). A Epistemologia Genética; Sabedoria e Ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. trad. Nathanael C. Caixeiro, Zilda A. Daeir, Célia E. A. Di Pietro. 2 ed. São Paulo, SP: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores.
[3] Rogers, C. R. (1977) A pessoa como centro. São Paulo: EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.