Módulo IV - Cenários da Empatia

Desafios

Considere a seguinte situação: um aluno se encontra no cenário socioafetivo cujo indicador social é “distanciamento social” e o afetivo é “desânimo”. Este aluno entrou na terceira semana da disciplina; ou seja, todos os colegas já se conheciam e ele não participou da dinâmica de apresentação que sempre ocorre na primeira aula do semestre. Ele costuma registrar, nas discussões do Fórum, ideias e argumentos diferentes da maioria de seus colegas. A turma vem, também, desconsiderando seus apelos de ajuda com outras funcionalidade do AVA.

A partir dessas considerações, defina um plano de ação para que os colegas exerçam uma comunicação empática com este aluno. Para isso, utilize o processo CNV (Comunicação Não Violenta) proposto por Rosemberg [1] e conduzido em quatro etapas:

  1. Observação: é necessário observar, em primeiro lugar, o que realmente está acontecendo em determinada situação. Deve-se questionar se a mensagem que está sendo recebida, seja por meio da escrita ou de ações no AVA, tem algo a acrescentar de forma positiva. O segredo é fazer essa observação sem criar um juízo de valor, apenas compreender o que outro escreve ou faz, independentemente do que se gosta (ou não).
  2. Sentimento: é preciso entender qual sentimento a situação desperta em você. É importante nomear o que se sente, por exemplo, mágoa, medo, felicidade, raiva, entre outros. Também é importante se permitir ser vulnerável para resolver conflitos e saber a diferença entre o que se sente e o que se pensa ou interpreta.
  3. Necessidades: É preciso reconhecer quais necessidades estão ligadas ao sentimento percebido na etapa anterior. Quando alguém expressa suas necessidades, há uma possibilidade maior de que elas sejam atendidas e que a consciência desses três componentes vem de uma análise pessoal clara e honesta.
  4. Pedido: Por meio de uma solicitação específica, ligada a ações concretas, é possível deixar claro o que se quer da outra pessoa. É recomendado usar uma linguagem positiva, em forma de afirmação, para fazer o pedido. Evite frases abstratas, vagas ou ambíguas.

​Descreva seu plano em um editor de textos e deixe em seu Webfolio do AVA de aplicação.

Atenção: Você pode ter mais informações do processo CNV no artigo:

DA SILVA, M. C. L.; GONDIM, L. V. C.; DOS SANTOS, S. S. Reflexões sobre a comunicação não violenta e a juventude. Peer Review, v. 5, n. 13, p. 1-12, 2023.

Ou assistir ao curso “Comunicação Empática” referenciado da Midiateca.


[1] ROSENBERG, E. L. (1998) Levels of analysis and the organization of affect. Review of General Psychology, v. 2, n. 3, p. 247-270.

[2] DA SILVA, M. C. L.; GONDIM, L. V. C.; DOS SANTOS, S. S. Reflexões sobre a comunicação não violenta e a juventude. Peer Review, v. 5, n. 13, p. 1-12, 2023.

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Elaborado por Magalí T. Longhi