Guia
O recurso educacional digital (RED), denominado “Competência Socioafetiva Empatia de Estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem” tem como objetivo apresentar conteúdos sobre a competência socioafetiva (CSA) empatia de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O RED é voltado para docentes ou interessados na discussão de conceitos importantes sobre a CSA empatia. Também apresenta exemplos de estratégias pedagógicas para o professor verificar e proceder na construção da CSA em seus alunos.
O RED é composto por cinco módulos que podem ser utilizados de forma não linear. Esses módulos são compostos por: (1) textos construídos para subsidiar teoricamente a temática de estudo; (2) atividades para fixação do conteúdo e auxiliar na construção do conhecimento; e (3) desafios para fomentar a interação e reflexão sobre os temas abordados. Também, disponibiliza uma Midiateca com vídeos interativos, podcasts e ebooks e um Glossário dos principais termos tratados no RED.
A seguir, uma breve descrição dos módulos:
- Módulo I – Definindo empatia trata do conceito e a diferença com outros termos associados. A discussão dos conceitos permite identificar as dimensões da empatia e seus componentes. Por fim, analisa-se, sob ótica piagetiana, como se desenvolve a empatia nos estádios de desenvolvimento do conhecimento.
- Módulo II – Sujeito empático apresenta a representação esquemática do ser empático. Para tanto, o módulo descreve as dimensões do sujeito e a interação delas com o meio. Cabe ressaltar que tratando-se de um indivíduo que atua em um espaço tecnológico, o meio é representado pelo AVA e seus componentes.
- Módulo III – Competência socioafetiva empatia discute o significado do termo a partir do entendimento de conceitos básicos relacionados à afetividade e à competência.
- Módulo IV – Cenários socioafetivos em AVA apresenta os possíveis cenários empáticos que podem ser vislumbrados a partir do perfil afetivo vinculado às possibilidades do perfil social do aluno. Esse perfil é identificado através do Mapa Afetivo e Mapa Social, ferramentas incorporadas no AVA ROODA. Caso você não use o AVA ROODA, tente registrar semana a semana, através da observação pessoal de alguns indicadores descritos neste módulo, os possíveis comportamentos socioafetivos de seus alunos.
- Módulo V – Estratégias pedagógicas lista, para as principais funcionalidades do AVA ROODA, sugestões de ações pedagógicas ao professor para a construção da competência socioafetiva empatia a partir dos elementos conhecimento, habilidade e atitude.
Pré-requisitos Técnicos:
Para usar este RED, sugere-se:
- Computador (de mesa ou notebook), tablet ou smartphone com conexão à internet;
- Recomenda-se o uso conjunto com um AVA para o desenvolvimento dos desafios.
- Para melhor visualização do site, utilizar resolução mínima de 1280 x 720.
- Preferencialmente, navegadores atualizados;
Como citar:
LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A.; MACHADO, L. S. R.; KAUER, B. S.; SANTOS, C. M.; MIRANDA, T. C. L. REDEmpatia: competência socioafetiva empatia de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2025. Recurso Educacional Digital. Disponível em https://nuted.ufrgs.br/oa/REDEmpatia/index.html