Módulo V - Estratégias Pedagógicas
Estratégias Pedagógicas para CHA da Empatia
As estratégias pedagógicas são ações que concretizam “as concepções docentes sobre os processos de ensino e de aprendizagem” [1; p.54]. Isto é, são procedimentos utilizados pelo professor para atingir os objetivos pretendidos na formação de seus alunos. A definição de uma estratégia pedagógica pelo professor na sua prática educacional leva em consideração vários aspectos envolvidos na construção do conhecimento, tais como: o uso de outras ferramentas do AVA; aplicação de tecnologias inovadoras; proposição de novas atividades para a turma como um todo, um grupo de alunos ou um específico; etc. Ou seja, as estratégias “correspondem a um plano que se constroi e reconstroi mediante processos didáticos permeados pelas variáveis educativas” [2, p.31] com a finalidade de mensurar resultados.
Ao se abordar a aprendizagem na modalidade a distância, toma-se inquestionável o fato de ser o aluno protagonista na construção de seu conhecimento. Em outros termos, é o próprio aluno quem organiza seu tempo de estudo e decide pelo espaço de atuação no AVA, descentralizando o processo educacional do professor. Então, quando se pensa na personalização de estratégias pedagógicas para fomentar a aprendizagem em AVA, não se deve considerar apenas aquelas que ajudarão nas medidas do intelecto.
Evidentemente, o aprender vai além de concentrar atenção nos aspectos cognitivos. Compreender as situações socioafetivas do aluno em relação ao conteúdo e aos modos de interação com os demais participantes também fazem parte do aprendizado. Amaral [1] afirma que a aplicação de estratégias pode instigar a interação e a comunicação promovendo o diálogo, a colaboração, a cooperação, a participação ativa e a autonomia dos estudantes. Variáveis essas, segundo a teoria piagetiana, indispensáveis para a construção do conhecimento.
Por outro lado, estudos apresentados nas seções anteriores deste material apontam para a importância da empatia no convívio social. A empatia é a arte de reconhecer em si o outro, de entender o outro em si. A construção dessa competência pode ser estimulada nos ambientes educacionais e passa ser um valor capital para o mercado de trabalho. Uma interação e uma comunicação empáticas geram respeito, solidariedade, escuta qualificada, compreensão dos valores e perspectivas diferentes do outro, união para alcançar um objetivo comum, diálogo amável para superação de conflitos e menos julgamentos. Geralmente, a CSA Empatia fomenta outras competências tais como colaboração, negociação, criatividade, segurança, assessoria, inclusão, resolução de problemas e confiança [3].
Nesse contexto, apresenta-se a seguir, algumas estratégias pedagógicas personalizadas, segundo os componentes sociais, afetivos e cognitivos do aluno, que podem auxiliar o professor na construção da CSA Empatia. As estratégias exemplos deste material foram organizadas para o primeiro item do CHA (C1, H1 e A1), apresentados no conteúdo do Módulo IV deste material, envolvendo seis ferramentas do AVA ROODA (Fórum, Bate-papo, Contatos, Biblioteca, Webfólio e Diário de bordo).
Importante destacar que foi utilizado o modelo de Barvinski [4] para o desenvolvimento das estratégias pedagógicas. Tal modelo emprega os critérios de estrutura, linguagem direta e direcionamento das ações. A estrutura deve abarcar uma descrição inicial, uma ou mais ações e recomendação de autoavaliação. A linguagem deve ser direta e direcionada ao professor. Os recursos (aqui são as ferramentas do AVA ROODA) devem ser indicados para a execução da ação.
Nesse contexto, ao clicar nos botões a seguir, você encontrará algumas estratégias pedagógicas personalizadas:
[1] AMARAL, C. B. Estratégias Pedagógicas para o Ensino Fundamental: um Enfoque na Dimensão Socioafetiva. 2017. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/157561.
[2] BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre:Artmed Editora, 2009.
[3] Szanto, T., Krueger, J. Introduction: Empathy, Shared Emotions, and Social Identity. Topoi 38, 153–162, 2019. https://doi.org/10.1007/s11245-019-09641-w
[4] BARVINSKI, C. A. MREPSA: modelo de recomendação de estratégias pedagógicas baseado em aspectos socioafetivos do aluno em ambiente virtual de aprendizagem. 2020. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar de Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219371.


