Módulo III - CSA Empatia | Competência Socioafetiva Empatia

Atitude

O elemento “A” revela o modelo mental do sujeito, seus valores e crenças. Sintonizam-se com as intenções, desejos e vontades do indivíduo. A atitude é uma tomada de posição e escolha em relação aos acontecimentos, ações e enfrentamento de uma situação. (Saber-ser). A seguir é apresentado o Quadro “A” da CSA empatia e a vinculação dos itens deste elemento com os aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Os itens do elemento Atitudes foram mapeados por Oliveira [1].

Item Aspecto Cognitivo
(interação intrapessoal)
Aspecto Social
(interação interpessoal)
Aspecto Afetivo
(interação intra-interpessoal)
Ser modesto e acolhedor no AVA; Bastante vinculado: Exercitar a modéstia e o acolhimento contribui para o AVA se tornar um ambiente saudável para a aprendizagem. Bastante vinculado: Ser modesto e acolhedor no AVA é fundamental, por ser um ambiente de aprendizagem coletiva. Bastante vinculado: Ser modesto e acolhedor contribui para o relacionamento intra-inter pessoal
Ter confiança no outro e sendo flexível com seu processo de aprendizagem; Vinculação moderada: É importante confiar no outro e ser flexível, mas sem esquecer do seu próprio processo de aprendizagem. Vinculação moderada: É importante confiar no outro e ser flexível, mas sempre ponderando os aspectos pessoais. Vinculação moderada: É importante confiar no outro e ser flexível, mas considerando os aspectos da sua própria aprendizagem.
Ter respeito a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais; Bastante vinculado: Considerar a vivência e as expectativas do outro ajudam a tomar decisões. Bastante vinculado: Ter respeito pela perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais contribui para a interação interpessoal. Bastante vinculado: É fundamental ter respeito a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais que o envolvem.
Ser grato, generoso e demonstrar interesse pelo outro; Bastante vinculado: É fundamental se colocar à disposição do outro, pois facilita a aprendizagem coletiva. Bastante vinculado: Ser grato, generoso e demonstrar interesse pelo outro é uma atitude do sujeito empático. Bastante vinculado: Ser grato, generoso e demonstrar interesse pelo outro contribui para o bem dos relacionamentos.
Ser paciente; Bastante vinculado: Ter paciência consigo auxilia o sujeito durante as adversidades que podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Bastante vinculado: Ser paciente faz parte das interações sociais. Bastante vinculado: Ser paciente é uma ação que, quando ocorre de forma simultânea auxilia muito nas interações.
Respeitar as diferenças; Bastante vinculado: Compreender a diversidade entre os sujeitos é fundamental. Bastante vinculado: Respeitar as diferenças do outro contribui para o exercício da empatia. Bastante vinculado: Respeitar as diferenças que existem entre os sujeitos é fundamental.
Ser seguro nas relações interpessoais em Ava; Bastante vinculado: Ter segurança é importante para desenvolver novas relações. Bastante vinculado: Ser seguro nas relações interpessoais em Ava auxilia no processo de ensino e aprendizagem e na interação entre os sujeitos deste ambiente. Bastante vinculado: Agir com segurança é muito importante na tomada de decisões que envolvem um AVA.
Ser catalisador de mudanças, oportunizando a inclusão dos sujeitos. Vinculação moderada: Catalisar mudanças é importante, desde que elas sirvam para oportunizar a inclusão dos sujeitos em determinado contexto Vinculação moderada: Ser catalisador de mudanças, oportunizando a inclusão dos sujeitos é importante, Vinculação moderada: Nem todo o sujeito consegue agir como um catalisador de mudanças, portanto, nem sempre é possível auxiliar na inserção dos sujeitos.

[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

@NUTED/UFRGS

Creative Commons BY + NC + ND

Elaborado por Magalí T. Longhi