Módulo III - CSA Empatia | Competência Socioafetiva Empatia
Atitude
O elemento “A” revela o modelo mental do sujeito, seus valores e crenças. Sintonizam-se com as intenções, desejos e vontades do indivíduo. A atitude é uma tomada de posição e escolha em relação aos acontecimentos, ações e enfrentamento de uma situação. (Saber-ser). A seguir é apresentado o Quadro “A” da CSA empatia e a vinculação dos itens deste elemento com os aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Os itens do elemento Atitudes foram mapeados por Oliveira [1].
| Item | Aspecto Cognitivo (interação intrapessoal) |
Aspecto Social (interação interpessoal) |
Aspecto Afetivo (interação intra-interpessoal) |
|---|---|---|---|
| Ser modesto e acolhedor no AVA; | Bastante vinculado: Exercitar a modéstia e o acolhimento contribui para o AVA se tornar um ambiente saudável para a aprendizagem. | Bastante vinculado: Ser modesto e acolhedor no AVA é fundamental, por ser um ambiente de aprendizagem coletiva. | Bastante vinculado: Ser modesto e acolhedor contribui para o relacionamento intra-inter pessoal |
| Ter confiança no outro e sendo flexível com seu processo de aprendizagem; | Vinculação moderada: É importante confiar no outro e ser flexível, mas sem esquecer do seu próprio processo de aprendizagem. | Vinculação moderada: É importante confiar no outro e ser flexível, mas sempre ponderando os aspectos pessoais. | Vinculação moderada: É importante confiar no outro e ser flexível, mas considerando os aspectos da sua própria aprendizagem. |
| Ter respeito a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais; | Bastante vinculado: Considerar a vivência e as expectativas do outro ajudam a tomar decisões. | Bastante vinculado: Ter respeito pela perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais contribui para a interação interpessoal. | Bastante vinculado: É fundamental ter respeito a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais que o envolvem. |
| Ser grato, generoso e demonstrar interesse pelo outro; | Bastante vinculado: É fundamental se colocar à disposição do outro, pois facilita a aprendizagem coletiva. | Bastante vinculado: Ser grato, generoso e demonstrar interesse pelo outro é uma atitude do sujeito empático. | Bastante vinculado: Ser grato, generoso e demonstrar interesse pelo outro contribui para o bem dos relacionamentos. |
| Ser paciente; | Bastante vinculado: Ter paciência consigo auxilia o sujeito durante as adversidades que podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem. | Bastante vinculado: Ser paciente faz parte das interações sociais. | Bastante vinculado: Ser paciente é uma ação que, quando ocorre de forma simultânea auxilia muito nas interações. |
| Respeitar as diferenças; | Bastante vinculado: Compreender a diversidade entre os sujeitos é fundamental. | Bastante vinculado: Respeitar as diferenças do outro contribui para o exercício da empatia. | Bastante vinculado: Respeitar as diferenças que existem entre os sujeitos é fundamental. |
| Ser seguro nas relações interpessoais em Ava; | Bastante vinculado: Ter segurança é importante para desenvolver novas relações. | Bastante vinculado: Ser seguro nas relações interpessoais em Ava auxilia no processo de ensino e aprendizagem e na interação entre os sujeitos deste ambiente. | Bastante vinculado: Agir com segurança é muito importante na tomada de decisões que envolvem um AVA. |
| Ser catalisador de mudanças, oportunizando a inclusão dos sujeitos. | Vinculação moderada: Catalisar mudanças é importante, desde que elas sirvam para oportunizar a inclusão dos sujeitos em determinado contexto | Vinculação moderada: Ser catalisador de mudanças, oportunizando a inclusão dos sujeitos é importante, | Vinculação moderada: Nem todo o sujeito consegue agir como um catalisador de mudanças, portanto, nem sempre é possível auxiliar na inserção dos sujeitos. |
[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.