Módulo III - CSA Empatia
Desafios
Desafio 1
Após explorar nos módulos I e II o conceito de empatia e quem é o sujeito empático, neste foram apresentados elementos para debater a empatia como uma competência socioafetiva. Por isso, reflita em que medida a CSA Empatia pode contribuir com as práticas pedagógicas desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem(AVA). Desenvolva seus argumentos e publique a atividade no seu webfólio do AVA de aplicação.
Desafio 2
Elabore um plano de ação para a construção da CSA Empatia baseada nos elementos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) estudados neste módulo. Assim:
- Escolha um indivíduo de estudo (um aluno ou um colega)
- Busque os itens do CHA, apresentados neste módulo, e verifique através da sua percepção, se o indivíduo possui o item e em que grau. Por exemplo, no elemento “C”, item 1, questiona-se: o indivíduo conhece formas de comunicação e interação com o outro através dos ambientes digitais em que está inserido?
- Se o indivíduo NÃO possuir o item ou tem POUCA ou ALGUMA aderência a ele, defina os componentes da empatia (cognitiva, tecnológica, social e afetiva) que prevalecem no item e que devem ser pensados no plano de ação. Reflita sobre os atributos virtuosos e não virtuosos de cada componente. Atenção: Isso deve ser feito para todos os itens do CHA.
- Elabore um plano de ação, que pode ser no formato de uma tabela ou texto. Apresente o item do CHA problema, os componentes da empatia vinculados que devem ser construídos (um item pode ter mais de um componente associado), a ação e estratégias possíveis de serem aplicadas considerando as diversas funcionalidades do AVA.
Publique seu plano de ação no seu webfólio do AVA de aplicação.