Módulo IV - Cenários da Empatia
Indicadores Sociais
O Mapa Social [1] cria sociogramas com base nas interações das ferramentas de comunicação do AVA ROODA, como Fórum, Diário de Bordo, Contactos, comentários no Webfólio e comentários na Biblioteca. O professor pode decidir ver os resultados de disciplina como todo, de um grupo de alunos ou um aluno específico.
Em seguida, o motor de cálculo do indicador social efetua uma análise com base no número de alunos da disciplina ou nos alunos selecionados. O professor pode visualizar um gráfico, conforme mostra a Figura 1, das relações estabelecidas no AVA (relações entre alunos, alunos e professores, ou ambas). Para além desse sociograma geral, o professor pode também selecionar um indicador social que queira analisar.
Figura 1 - Sociograma geral das relações estabelecidas no AVA: Os círculos em azul são alunos; os laranjas, professor e tutores; e, vermelhos, os alunos evadidos.
O Mapa Social apresenta sociogramas baseados em seis indicadores sociais para:
- Grupos informais: apresenta as trocas regulares estabelecidas entre três ou mais alunos através das ferramentas do ROODA, constituindo um cluster;
- Colaboração: indica o quanto um aluno contribui com a troca de ideias no Fórum e postagem de materiais no Webfólio e Biblioteca;
- Popularidade: mostra quais alunos têm mais interações que o restante dos colegas;
- Distância social: mostra o aluno que entra em contato com os colegas e não recebe feedback;
- Ausência: refere-se ao aluno que entra no ambiente e não retorna as solicitações dos colegas;
- Evasão (ou Desistência): identifica o aluno que não realiza as atividades do curso e não faz trocas interindividuais.
(a)
(b)
Fig. 2. Sociogramas dos alunos: (a) mostra os alunos ausentes, e (b) os alunos mais colaborativos.
O AVA ROODA também conta com a ferramenta InterROODA [3] para mapear as interações individuais dos alunos e entre alunos. A ferramenta é dividida em duas partes:
- Calcula o número total de vezes que um aluno acessa o AVA e suas ferramentas;
- Apresenta o conteúdo das mensagens trocadas entre os alunos.
O primeiro componente apresenta dados quantitativos relativos à frequência do aluno no ambiente (Figura 3). Já o segundo, componente qualitativo, o professor pode avaliar o fluxo de mensagens entre o aluno e os seus colegas (Figura 4).
Figura 3 - log de acessos
Figura 4 - trocas interindividuais do aluno em tópico do Fórum.
[1] LONGHI, M. T. ; BEHAR, P. A. ; MACHADO, L. R.; RIBEIRO, A. C. R. ; ROSA, F. W. (217) Social Interactions in a Virtual Learning Environment: development and Validation of the Social Map Tool. In: Uskov, Vladimir L., Howlett, Robert J., Jain, Lakhmi C. (Org.). Smart Innovation, Systems and Technologies. 1a. ed.: Springer, v. 1, p. 273-283.
[2] Nascimento, N. S., & Nunes, M. A. S. N. (2017). PERSONALITATEM Inventory (Número de patente BR512017000230-4)
[3] BASSANI, P. B. S. (2006) Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação em educação a distância. 184f. Tese (Doutorado: Programa de Pós-graduação em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.