Módulo V - Estratégias Pedagógicas
Estratégias para Habilidades
A seguir, são apresentadas sugestões de estratégias pedagógicas para o primeiro item do elemento Habilidades (H) do CHA da CSA Empatia. Para a construção das estratégias foram verificados o grau de vinculação dos aspectos cognitivo, social e afetivo e o cenário socioafetivo possível de ser encontrado no AVA ROODA.
Item H1 do elemento Habilidades do CHA da competência socioafetiva empatia.
| Item [1] | Aspecto Cognitivo (interação intrapessoal) |
Aspecto Social (interação interpessoal) |
Aspecto Afetivo (interação intra-interpessoal) |
|---|---|---|---|
| Saber oferecer apoio, considerando necessidades e sentimentos do outro através de plataformas digitais; | Bastante vinculado: Conhecer formas de apoiar o outro, considerando suas necessidades e sentimentos através de plataformas digitais; | Bastante vinculado: é preciso ser capaz de apoiar os outros considerando necessidades e sentimentos na interação em plataformas digitais; | Bastante vinculado: é preciso ter a iniciativa de apoiar o outro e perceber as suas necessidades e sentimentos através de plataformas digitais; |
Estratégias pedagógicas personalizadas considerando as ferramentas do AVA para a construção da CSA Empatia a partir de cenários socioafetivos.
| Indicador Afetivo | Indicador Social | Estratégias pedagógicas sobre H1 para o cenário socioafetivo |
|---|---|---|
| Desânimo | Ausência |
INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar desanimado com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele não interage com colegas e tutores. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante está com dificuldades com os conteúdos e/ou as formas de interação. Não é possível identificar se o aluno possui habilidades (tecnológicas, práticas e metodológicas) para melhorar a aprendizagem e melhor interagir com todos os participantes. AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre ela. Assim, será possível verificar o quanto ele sabe lidar com a tecnologia e com as diversas perspectivas dos colegas sobre uma temática. AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor também pode solicitar ao estudante para que envie os seus materiais de estudo de modo a auxiliar outros colegas.O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. O professor também deve verificar se o aluno retorna questionamentos ou sugestões dos colegas. AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação a partir desta ferramenta, analisando as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que habilidades lhe faltam para encorajá-lo a melhorar a comunicação e ações no AVA. AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar de forma colaborativa no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva com relação ao que os colegas expressaram. Ao analisar as postagens dos colegas, o estudante pode sentir-se motivado a interagir. Tal ação mostrará as habilidades do estudante ao atuar na ferramenta. AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar as habilidades do estudante com relação à análise da produção de outros e a interação dele com os colegas. AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas. |
| Colaboração |
INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar desanimado com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante está com dificuldades com os conteúdos de aula, não sendo possível identificar se o aluno possui habilidades (tecnológicas, práticas e metodológicas) para solicitar auxílio quanto ao conteúdo, embora seja hábil em colaborar com os colegas. AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre ela. Assim, será possível verificar o quanto ele sabe lidar com a tecnologia e as diversas perspectivas dos colegas para além da sua habilidade de compartilhar material. AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado e assim incentivar a si e a colegas sobre os temas de estudo. O professor, também, deve verificar frequentemente os comentários deixados pelo estudante e colegas e analisar as habilidades ou dificuldades do estudante para melhorar as interações e também seu estado de ânimo com relação aos conteúdos da aula. AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, o grau interação analisando as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que habilidades lhe faltam para encorajá-lo a melhorar suas ações no AVA para um melhor aprendizado. AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante analisar as postagens dos demais estudantes e interagir com colegas que ainda não participaram ou apenas emitiram opinião para registrar passagem pelo tópico.Tal ação mostrará as habilidades do estudante ao atuar na ferramenta para um melhor aprendizado.. AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar as habilidades do estudante com relação à análise da produção de outros e à quantidade de interações. AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas. |
|
| Distância Social |
INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar desanimado com o conteúdo de aprendizagem. Ele procura se relacionar com os colegas, mas eles não lhe dão feedback. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante está com dificuldades com os conteúdos e as formas de interação. Não é possível identificar se o aluno possui habilidades (tecnológicas, práticas e metodológicas) para melhorar a aprendizagem e, talvez, compreender a necessidade de uma interação mais empática com os participantes. AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre ela. Assim, será possível verificar o quanto ele sabe lidar com a tecnologia e os modos de interação com colegas. AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor também pode solicitar ao estudante para que envie os seus materiais de estudo de modo a auxiliar outros colegas.O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar as habilidades ou dificuldades do estudante para interagir com outros. AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação, analisando as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que habilidades lhe faltam para encorajá-lo a melhorar a comunicação e ações no AVA. AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar colaborativamente no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva sobre o como os colegas se expressaram. Ao analisar as postagens dos colegas, os colegas podem sentir-se motivados a interagir. Tal ação mostrará as habilidades do estudante ao atuar na ferramenta. AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar as habilidades do estudante com relação à análise da produção de outros e a interação dele com os colegas. AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas. |
|
| Popularidade |
INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar desanimado com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele é reconhecido como o aluno mais popular ou que se relaciona com a maioria dos colegas. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante está com dificuldades com os conteúdos de aula, não sendo possível identificar se o aluno possui habilidades (tecnológicas, práticas e metodológicas) para solicitar auxílio quanto ao conteúdo, embora seja hábil em interagir com todos os participantes. AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre ela. Assim, será possível verificar o quanto ele sabe lidar com a tecnologia e as diversas perspectivas dos colegas para além da sua habilidade de criar amizades e ser simpático e acessível. AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. Por outro lado, o professor deve encorajá-lo a enviar materiais por ele descoberto de modo a auxiliar os colegas. O professor, também, deve verificar frequentemente os comentários deixados pelo estudante e colegas e analisar as habilidades ou dificuldades do estudante para uma ação mais empática em relação à colaboração. AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, o grau interação analisando as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que habilidades lhe faltam para encorajá-lo a melhorar suas ações no AVA para um melhor aprendizado. AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar de forma colaborativa no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva com relação ao que os colegas expressaram. Tal ação mostrará as habilidades do estudante ao atuar na ferramenta para um melhor aprendizado, além das que já possui com relação à interação.. AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar as habilidades do estudante com relação à análise da produção de outros e não apenas a quantidade de interações. AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas. |
|
| Indefinido Social |
INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar desanimado com o conteúdo de aprendizagem. Suas ações no AVA não são suficientes para demonstrar um posicionamento social com seus colegas e tutores. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante está com dificuldades com os conteúdos e/ou as formas de interação. Não é possível identificar se o aluno possui habilidades (tecnológicas, práticas e metodológicas) para solicitar auxílio, oferecer apoio e, assim, melhor interagir e colaborar com todos os participantes. AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre ela. Assim, será possível verificar o quanto ele sabe lidar com a tecnologia e com as diversas perspectivas dos colegas sobre uma temática. AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação a partir desta ferramenta, analisando as habilidades ou dificuldades do estudante para esta ação. AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que habilidades lhe faltam para encorajá-lo a melhorar a comunicação e ações no AVA. AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar de forma colaborativa no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva com relação ao que os colegas expressaram. Tal ação mostrará as habilidades do estudante ao atuar na ferramenta. AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar que o estudante analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar as habilidades do estudante com relação à análise da produção de outros. AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas |
|
[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.