Módulo III - CSA Empatia | Competência Socioafetiva Empatia
Conhecimento
O elemento “C” é o saber do sujeito. É uma representação mental e organizada de algo. O sujeito utiliza conceitos ou imagens mentais para descrever e explicar fenômenos, estados, processos, mecanismos observados ou inferidos. A seguir é apresentado o Quadro “C” da CSA empatia e a vinculação dos itens deste elemento com os aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Os itens do elemento Conhecimentos foram mapeados por Oliveira [1].
| Item | Aspecto Cognitivo (interação intrapessoal) |
Aspecto Social (interação interpessoal) |
Aspecto Afetivo (interação intra-interpessoal) |
|---|---|---|---|
| Conhecer formas de comunicação e interação com o outro através dos ambientes digitais que está inserido; | Bastante vinculado: é preciso conhecer as ferramentas de comunicação do AVA e seus recursos | Bastante vinculado: é preciso conhecer as expectativas sociais do outro na interação | Bastante vinculado: é preciso conhecer as expectativas afetivas do outro na interação |
| Conhecer as normas e regras culturais e sociais tanto no presencial, quanto no virtual; | Bastante vinculado: é preciso conhecer as normas/regras socioculturais do outro para melhor interagir com ele | Bastante vinculado: é preciso aprender a se comunicar com aquele que vive numa cultura e/ou sociedade diferente da minha. | Bastante vinculado: é preciso aprender a conhecer as expectativas afetivas do outro que vive numa cultura e/ou sociedade diferente da minha. |
| Compreender a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais; | Bastante vinculado: é preciso conhecer o contexto cultural e social em que o outro está inserido para facilitar a interação como ele; | Bastante vinculado: é preciso aprender a se relacionar com aquele que está inserido em outro contexto cultural e social; | Bastante vinculado: é importante ter a sensibilidade de entender a perspectiva do outro; |
| Entender o ponto de vista do sujeito, orientando-o com afeto e respeito; | Bastante vinculado: é preciso conhecer o ponto de vista do sujeito e orientá-lo com afeto e respeito; | Bastante vinculado: é preciso aprender a orientar o sujeito com afeto e respeito; | Bastante vinculado: Dispor de afeto e respeitabilidade para orientar o outro; |
| Conhecer formas de comunicar-se levando em conta as questões socioculturais dos outros sujeitos; | Bastante vinculado: é necessário aprender constantemente diferentes estratégias de comunicação. | Bastante vinculado: comunicar-se de maneira assertiva facilita a obtenção de objetivos ao interagir com outras pessoas. | Bastante vinculado: conhecer formas de comunicação assertivas para interagir de maneira efetiva. |
[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.