Módulo IV - Cenários da Empatia | Cenários
Indefinido Social
| Indefinido Afetivo X Ausência |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Também, ele não interage com colegas e tutores. Assim, incentivar a comunicação empática. |
|---|---|
| Colaboração | Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados. Assim, incentivar a colaboração como sendo uma ação empática, possível de alterar o estado de ânimo do aluno. |
| Distância Social | Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Ele procura se relacionar com os colegas, mas eles não lhe dão feedback. Assim, incentivar os colegas para retornarem feedbacks empáticos ao aluno. |
| Grupos Informais | Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem, mas costuma se relacionar com um ou mais grupos fechados de colegas. Assim, incentivar ações empáticas para o grande grupo. |
| Evasão | Aluno não realizou nenhuma atividade de aprendizagem e tampouco se relacionou com colegas e tutores. Por isso, não é possível identificar, através de textos e ações no AVA, qual é seu estado de ânimo. Assim, a ação empática deve partir do professor para buscar, entender e incentivar o retorno do aluno. |
| Popularidade | Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem, mas é reconhecido como o aluno mais popular ou que se relaciona com a maioria dos colegas. Assim, incentivar ações empáticas. |
| Indefinido Social | Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem e, tampouco, suas ações no AVA são suficientes para demonstrar um posicionamento social com seus colegas e tutores. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas. |
| Ausência X Colaboração |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Embora contribuia com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados, ele não interage no AVA. Assim, incentivar uma comunicação mais empática. |
| Ausência X Grupos Informais |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Embora costuma se relacionar em um ou mais grupos fechados, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas. |
| Colaboração X Distância Social |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Embora contribuia com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados, eles não lhe dão feedback. Assim, incentivar os colegas para retornarem feedbacks empáticos ao aluno. |
| Colaboração X Grupos Informais |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados e costuma se relacionar em um ou mais grupos fechados. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas. |
| Colaboração X Popularidade |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Contudo, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados e, também, é reconhecido como o aluno que mais se relaciona com a maioria dos colegas. Assim, usar cenário como exemplo de ação empática para modificar o estado de ânimo. |
| Grupos Informais X Popularidade |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mas, costuma relacionar-se com um ou mais grupos fechados de colegas, sendo reconhecido como mais popular entre eles. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas. |
| Colaboração X Grupos Informais X Popularidade |
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, costuma relacionar-se em um ou mais grupos fechados, contribuindo na troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar no estudo dos conteúdos e, portanto, sendo reconhecido como mais popular entre os colegas. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas. |