Módulo IV - Cenários da Empatia | Cenários

Indefinido Social

Indefinido Afetivo
X
Ausência
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Também, ele não interage com colegas e tutores. Assim, incentivar a comunicação empática.
Colaboração Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados. Assim, incentivar a colaboração como sendo uma ação empática, possível de alterar o estado de ânimo do aluno.
Distância Social Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Ele procura se relacionar com os colegas, mas eles não lhe dão feedback. Assim, incentivar os colegas para retornarem feedbacks empáticos ao aluno.
Grupos Informais Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem, mas costuma se relacionar com um ou mais grupos fechados de colegas. Assim, incentivar ações empáticas para o grande grupo.
Evasão Aluno não realizou nenhuma atividade de aprendizagem e tampouco se relacionou com colegas e tutores. Por isso, não é possível identificar, através de textos e ações no AVA, qual é seu estado de ânimo. Assim, a ação empática deve partir do professor para buscar, entender e incentivar o retorno do aluno.
Popularidade Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem, mas é reconhecido como o aluno mais popular ou que se relaciona com a maioria dos colegas. Assim, incentivar ações empáticas.
Indefinido Social Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem e, tampouco, suas ações no AVA são suficientes para demonstrar um posicionamento social com seus colegas e tutores. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas.
Ausência
X
Colaboração
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Embora contribuia com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados, ele não interage no AVA. Assim, incentivar uma comunicação mais empática.
Ausência
X
Grupos Informais
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Embora costuma se relacionar em um ou mais grupos fechados, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas.
Colaboração
X
Distância Social
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Embora contribuia com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados, eles não lhe dão feedback. Assim, incentivar os colegas para retornarem feedbacks empáticos ao aluno.
Colaboração
X
Grupos Informais
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados e costuma se relacionar em um ou mais grupos fechados. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas.
Colaboração
X
Popularidade
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Contudo, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados e, também, é reconhecido como o aluno que mais se relaciona com a maioria dos colegas. Assim, usar cenário como exemplo de ação empática para modificar o estado de ânimo.
Grupos Informais
X
Popularidade
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mas, costuma relacionar-se com um ou mais grupos fechados de colegas, sendo reconhecido como mais popular entre eles. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas.
Colaboração
X
Grupos Informais
X
Popularidade
Aluno não demonstra, através de seus textos e ações no AVA, estar em estado de ânimo positivo ou negativo com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, costuma relacionar-se em um ou mais grupos fechados, contribuindo na troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar no estudo dos conteúdos e, portanto, sendo reconhecido como mais popular entre os colegas. Assim, incentivar uma comunicação e ações empáticas.

@NUTED/UFRGS

Creative Commons BY + NC + ND

Elaborado por Magalí T. Longhi