Módulo V - Estratégias Pedagógicas

Estratégias para Atitudes

A seguir são apresentadas sugestões de estratégias pedagógicas para o primeiro item do elemento Atitudes (A) do CHA da CSA Empatia. Para a construção das estratégias foram verificados o grau de vinculação dos aspectos cognitivo, social e afetivo e o cenário socioafetivo possível de ser encontrado no AVA ROODA.

Item A1 do elemento Atitudes do CHA da competência socioafetiva empatia.

Item [1] Aspecto Cognitivo
(interação intrapessoal)
Aspecto Social
(interação interpessoal)
Aspecto Afetivo
(interação intra-interpessoal)
Ser modesto e acolhedor no AVA; Bastante vinculado: O exercício da modéstia e do acolhimento incentiva o respeito na interação e comunicação. Bastante vinculado: É fundamental para saber interagir e se comunicar no AVA Bastante vinculado: Contribui para os relacionamentos intra e interpessoal

Estratégias pedagógicas personalizadas considerando as ferramentas do AVA para a construção da CSA Empatia a partir de cenários socioafetivos.

Indicador Afetivo Indicador Social Estratégias pedagógicas sobre A1 para o cenário socioafetivo
Insatisfação (entusiasmo, alegria, satisfação, orgulho) Ausência

Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar insatisfeito com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele não interage com colegas e tutores. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante não está tomando posição sobre acontecimentos ou enfrentando situações que lhe desagradam em relação aos conteúdos e/ou às formas de interação.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula de forma moderada e acolhedora. Além dos colegas passarem a conhecer sua visão sobre a temática de estudo, eles perceberão a vontade de colaborar e interagir moderadamente e de forma acolhedora.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor também pode solicitar ao estudante para que envie os seus materiais de estudo de modo a auxiliar outros colegas.O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar se as contribuições foram realizadas de modo acolhedor e com moderação.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação a partir desta ferramenta e, assim, inferir a possibilidade de que o aluno possa construir conhecimento e possa ter emitido uma comunicação mais empática durante as interações.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que atitudes deveria ter para que fosse encorajado a melhorar a comunicação e ações no AVA.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar de forma colaborativa no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva com relação ao que os colegas expressaram. Ao analisar as postagens dos colegas, o estudante pode sentir-se motivado a interagir. Tal ação mostrará suas atitudes de moderação a acolhimento com relação ao posicionamento do outro.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar se o estudante comenta de forma moderada e acolhedora as opiniões dos colegas.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão (através de formulário on-line, entrevista, utilizando a ferramenta Diário de bordo, etc.) com o estudante ou com a turma para avaliar os pontos positivos e negativos identificados na ação e se a mesma foi importante para verificar se o item "Ser modesto e acolhedor no AVA" foi desenvolvido.

Colaboração

Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar insatisfeito com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, ele contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante não está tomando posição sobre acontecimentos ou enfrentando situações que lhe desagradam em relação aos conteúdos e/ou às formas de interação.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula de forma moderada e acolhedora. Além dos colegas passarem a conhecer sua visão sobre a temática de estudo, eles perceberão o quanto ele colabora na aprendizagem e que pode interagir moderadamente e de forma acolhedora.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar se as contribuições foram realizadas de modo acolhedor e com moderação pelo estudante.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação a partir desta ferramenta e, assim, inferir a possibilidade de que o aluno possa construir conhecimento e possa ter emitido uma comunicação mais empática durante as interações.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que atitudes deveria ter para que fosse encorajado a melhorar a comunicação e ações no AVA.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante analisar as suas postagens e os comentários dos colegas de modo a verificar as suas atitudes e do colegas se são moderadas e acolhedoras em relação à visão do outro.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar se o estudante comenta de forma moderada e acolhedora as opiniões dos colegas.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão (através de formulário on-line, entrevista, utilizando a ferramenta Diário de bordo, etc.) com o estudante ou com a turma para avaliar os pontos positivos e negativos identificados na ação e se a mesma foi importante para verificar se o item "Ser modesto e acolhedor no AVA" foi desenvolvido.

Distância Social

Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar insatisfeito com o conteúdo de aprendizagem. Ele procura se relacionar com os colegas, mas eles não lhe dão feedback. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante não está tomando posição sobre acontecimentos ou enfrentando situações que lhe desagradam em relação aos conteúdos e/ou às formas de interação.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula de forma moderada e acolhedora. Além dos colegas passarem a conhecer sua visão sobre a temática de estudo, eles perceberão a vontade de colaborar e interagir moderadamente e de forma acolhedora.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor também pode solicitar ao estudante para que envie os seus materiais de estudo de modo a auxiliar outros colegas.O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar se as contribuições foram realizadas de modo acolhedor e com moderação.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação a partir desta ferramenta e, assim, inferir a possibilidade de que o aluno possa construir conhecimento e possa ter emitido uma comunicação mais empática durante as interações.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que atitudes deveria ter para que fosse encorajado a melhorar a comunicação e ações no AVA.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar de forma colaborativa no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva com relação ao que os colegas expressaram. Ao analisar as postagens dos colegas, o estudante pode sentir-se motivado a interagir. Tal ação mostrará suas atitudes de moderação a acolhimento com relação ao posicionamento do outro.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar se o estudante comenta de forma moderada e acolhedora as opiniões dos colegas.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão (através de formulário on-line, entrevista, utilizando a ferramenta Diário de bordo, etc.) com o estudante ou com a turma para avaliar os pontos positivos e negativos identificados na ação e se a mesma foi importante para verificar se o item "Ser modesto e acolhedor no AVA" foi desenvolvido

Indefinido Social

Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar insatisfeito com o conteúdo de aprendizagem. Mesmo assim, suas ações no AVA não são suficientes para demonstrar um posicionamento social com seus colegas e tutores. Ou seja, esses indicadores sugerem que o estudante não está tomando posição sobre acontecimentos ou enfrentando situações que lhe desagradam em relação aos conteúdos e/ou às formas de interação.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula de forma moderada e acolhedora. Além dos colegas passarem a conhecer sua visão sobre a temática de estudo, eles perceberão a vontade de colaborar e interagir moderadamente e de forma acolhedora.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que verifique os materiais disponibilizados na Biblioteca da disciplina e faça comentários sobre o quanto eles são importantes para seu aprendizado. O professor também pode solicitar ao estudante para que envie os seus materiais de estudo de modo a auxiliar outros colegas.O professor deve verificar frequentemente os comentários deixados e analisar se as contribuições foram realizadas de modo acolhedor e com moderação.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via Contatos aos seus colegas para pedir ajuda com a temática da aula. O professor deve verificar, através do Mapa Social, se houve interação a partir desta ferramenta e, assim, inferir a possibilidade de que o aluno possa construir conhecimento e possa ter emitido uma comunicação mais empática durante as interações.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e que atitudes deveria ter para que fosse encorajado a melhorar a comunicação e ações no AVA.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar de forma colaborativa no Fórum de forma a questionar sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas ou a acrescentar sua perspectiva com relação ao que os colegas expressaram. Ao analisar as postagens dos colegas, o estudante pode sentir-se motivado a interagir. Tal ação mostrará suas atitudes de moderação a acolhimento com relação ao posicionamento do outro.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentem sobre seu trabalho. Por outro lado, o professor também deve solicitar ao estudante que analise e comente o trabalho de colegas.Tal ação deverá ser acompanhada pelo professor para verificar se o estudante comenta de forma moderada e acolhedora as opiniões dos colegas.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão (através de formulário on-line, entrevista, utilizando a ferramenta Diário de bordo, etc.) com o estudante ou com a turma para avaliar os pontos positivos e negativos identificados na ação e se a mesma foi importante para verificar se o item "Ser modesto e acolhedor no AVA" foi desenvolvido.


[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

@NUTED/UFRGS

Creative Commons BY + NC + ND

Elaborado por Magalí T. Longhi