Módulo V - Estratégias Pedagógicas

Estratégias para Conhecimentos

A seguir, são apresentadas sugestões de estratégias pedagógicas para o primeiro item do elemento Conhecimentos (C) do CHA da CSA Empatia. Para a construção das estratégias foram verificadas o grau de vinculação dos aspectos cognitivo, social e afetivo e o cenário socioafetivo possível de ser encontrado no AVA ROODA.

Item C1 do elemento Conhecimentos do CHA da competência socioafetiva empatia.

Item [1] Aspecto Cognitivo
(interação intrapessoal)
Aspecto Social
(interação interpessoal)
Aspecto Afetivo
(interação intra-interpessoal)
Conhecer formas de comunicação e interação com o outro através dos ambientes digitais que está inserido; Bastante vinculado: é preciso conhecer as ferramentas de comunicação do AVA e seus recursos Bastante vinculado: é preciso conhecer as expectativas sociais do outro na interação Bastante vinculado é preciso conhecer as expectativas afetivas do outro na interação

Estratégias pedagógicas personalizadas considerando as ferramentas do AVA para a construção da CSA Empatia a partir de cenários socioafetivos.

Indicador Afetivo Indicador Social Estratégias pedagógicas sobre C1 para o cenário socioafetivo
Satisfação (entusiasmo, alegria, satisfação, orgulho) Colaboração

INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar satisfeito com o conteúdo de aprendizagem e contribui com a troca de ideias e postagem de materiais para auxiliar colegas ou enriquecer os conteúdos estudados.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam ter outras visões sobre o tema e, ao mesmo tempo, aprendam a respeitar as diversas perspectivas que possam aparecer.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que envie os materiais utilizados para disponibilizá-los na Biblioteca da disciplina e, assim, poder auxiliar outros colegas. Desse modo, o professor deve verificar frequentemente os comentários deixados pelos colegas sobre o material disponibilizado pelo estudante e intervir para criar um diálogo ou uma ação empática nas mensagens disponibilizadas.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via CONTATOS aos seus colegas para verificar se algum colega necessita de ajuda com a temática da aula.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e o quanto isso o ajuda a aprender a temática da aula.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante analisar as postagens dos demais estudantes e interaja com colegas que ainda não participaram ou apenas emitiram opinião para registrar passagem pelo tópico.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e registrar nos webfólios dos colegas sua opinião sobre os trabalhos disponibilizados.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas.

Grupos informais

INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar satisfeito com o conteúdo de aprendizagem e costuma se relacionar com um ou mais grupos fechados de colegas.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula com todos os colegas e não apenas em grupos fechados. O professor deve verificar se o aluno realizou a ação e a forma de comunicação adotada por todos os participantes.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que envie os materiais disponibilizados no grupo fechado para o grande grupo. Desse modo, o professor deve verificar frequentemente os comentários deixados pelos colegas sobre o material disponibilizado e intervir para criar um diálogo ou uma ação empática nas mensagens disponibilizadas.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via CONTATOS aos seus colegas para verificar se algum colega necessita de ajuda com a temática da aula.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e o quanto isso o ajuda a aprender a temática da aula.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante analisar as postagens dos demais estudantes, não apenas dos membros do grupo fechado, e o encoraja a interagir com aqueles colegas que ainda não participaram na discussão do tópico.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção. O professor também deve verificar frequentemente os comentários deixados pelos colegas sobre o material disponibilizado e intervir para criar um diálogo ou uma ação empática nas mensagens disponibilizadas.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas.

Popularidade

INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar satisfeito com o conteúdo de aprendizagem e é reconhecido como o aluno mais popular ou que se relaciona com a maioria dos colegas.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre o tema e não apenas o seguem por sua habilidade de criar amizades e atitude de ser simpático e acessível.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que envie os materiais utilizados para disponibilizá-los na Biblioteca da disciplina e, assim, poder auxiliar outros colegas. Desse modo, o professor deve verificar frequentemente os comentários deixados pelos colegas sobre o material disponibilizado pelo estudante e intervir para criar um diálogo ou uma ação empática nas mensagens disponibilizadas.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via CONTATOS aos seus colegas para verificar se algum colega necessita de ajuda com a temática da aula.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e o quanto isso o ajuda a aprender a temática da aula.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante analisar as postagens dos demais estudantes e o encoraja a interagir com os colegas que ainda não participaram ou apenas emitiram opinião para registrar passagem pelo tópico.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e registrar nos webfólios dos colegas sua opinião sobre seus trabalhos.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas.

Ausência

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre o tema.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que envie os materiais utilizados para disponibilizá-los na Biblioteca da disciplina e, assim, poder auxiliar outros colegas. Desse modo, o professor deve verificar frequentemente os comentários deixados pelos colegas sobre o material disponibilizado pelo estudante e intervir para criar um diálogo ou uma ação empática nas mensagens disponibilizadas. O professor também deve verificar se o aluno retorna questionamentos ou sugestões.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via CONTATOS aos seus colegas para solicitar ajuda de como interagir ou verificar se algum colega necessita de ajuda com a temática da aula.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e o quanto isso o prejudica no aprendizado da temática proposta.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar do Fórum e analisar as postagens dos demais estudantes de modo a encorajá-lo a interagir com os demais colegas.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e registrar nos webfólios dos colegas sua opinião sobre seus trabalhos.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas.

Distância Social

INTRODUÇÃO: Aluno manifesta-se, através de seus textos e ações no AVA, estar satisfeito com o conteúdo de aprendizagem. Ele procura se relacionar com os colegas, mas eles não lhe dão feedback.

AÇÃO (BATE-PAPO): O professor solicita ao estudante que discuta via Bate-papo suas ideias pertinentes à temática da aula para que todos possam conhecer sua visão sobre o tema. O professor deve incentivar que os colegas participem da discussão.

AÇÃO (BIBLIOTECA): O professor solicita ao estudante que envie os materiais utilizados para disponibilizá-los na Biblioteca da disciplina e, assim, poder auxiliar outros colegas. Desse modo, o professor deve verificar frequentemente se comentários sobre o material disponibilizado pelo estudante foram feitos pelos colegas. Se não foram deixadas mensagens, o professor deve utilizar outra ferramenta de comunicação solicitando que os comentários sejam realizados e intervir para criar um diálogo ou uma ação empática nas mensagens disponibilizadas.

AÇÃO (CONTATOS): O professor solicita ao estudante que envie uma mensagem via CONTATOS aos seus colegas para solicitar ajuda de como interagir ou verificar se algum colega necessita de ajuda com a temática da aula.

AÇÃO (DIÁRIO DE BORDO): O professor solicita ao estudante explicitar no Diário de Bordo porquê ele se encontra no estado afetivo e social manifestado e o quanto isso o prejudica no aprendizado da temática proposta.

AÇÃO (FÓRUM): O professor solicita ao estudante participar do Fórum, questionando sobre algum ponto de vista apresentado pelos colegas sobre a temática como tática para encorajar os colegas a interagirem com ele.

AÇÃO (WEBFÓLIO): O professor solicita ao estudante utilizar o Webfólio no modo público para compartilhar sua produção e pedir, através de outra ferramenta de comunicação, para que os colegas comentam sobre seu trabalho.

AUTOAVALIAÇÃO: O professor propõe uma discussão com a turma para que todos avaliem os pontos positivos e negativos identificados na ação, a fim de verificar se ação e/ou a comunicação foram realizadas de forma empática. No caso de uma turma com muitos participantes, o professor pode criar um formulário on-line para verificar se a competência socioafetiva empatia foi desenvolvida durante as atividades de aulas.


[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

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Elaborado por Magalí T. Longhi