Módulo IV – Cenários da Empatia

Aspectos Socioafetivos

Este conteúdo apresenta funcionalidades implementadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ROODA (Rede cOOperativa De Aprendizagem), uma das plataformas de educação on-line disponibilizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para verificação dos aspectos socioafetivos do estudante. É a partir delas que se pode captar os cenários socioafetivos presentes numa turma e o professor poder, desse modo, aplicar estratégias pedagógicas condizentes ao cenário. Para a apresentação de cenários socioafetivos em que a empatia pode ser reconhecida no AVA ROODA, utiliza-se principalmente a ferramenta Mapa Socioafetivo, que é baseada nas ferramentas Mapa Social e Mapa Afetivo. Essas três ferramentas foram desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (NUTED/UFRGS) e foram construídas com base em aspectos psicopedagógicos presentes no AVA. Foram propostas para melhorar a plataforma no intuito de auxiliar os professores na avaliação dos aspectos sócioafetivos envolvidos no processo da aprendizagem e importantes na construção do conhecimento como preconiza Piaget [1][2]. Cabe salientar, contudo, que os demais AVAs, independentemente de apresentarem ou não ferramentas próprias para análise dos aspectos socioafetivos, podem ser utilizados como recurso de análise e construção da CSA Empatia.


[1] PIAGET, J. (1973) Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, RJ: Forense.

[2] PIAGET, J. (2005) Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique.

@NUTED/UFRGS

Creative Commons BY + NC + ND

Elaborado por Magalí T. Longhi