Módulo II - Sujeito Empático

O Sujeito e as Tecnologias

O uso de novas tecnologias na educação transformam a sala de aula. A Educação a Distância e a Educação Híbrida (um misto da modalidade a distância e presencial) são suportadas pelos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Esses recursos tecnológicos são sistemas educacionais, podendo ser reconhecidos como plataformas de acesso via web. Elas facilitam a organização de cursos e disciplinas, a administração de conteúdos de estudo, a comunicação e o monitoramento dos estudantes. Ou seja, nesses espaços são encontradas ferramentas que viabilizam a interação, as trocas de conteúdo e a discussão de ideias entre os participantes.

No contexto de AVAs, Bassani [1] ressignifica o Meio descrito por Dolle [2]. Para Bassani [1] os Outros sujeitos (ver figura da seção anterior) são aqueles que têm acesso ao mesmo espaço virtual. Na visão do estudante, são representados pelos colegas, professor e tutor; na do professor, pelos discentes e tutores; e, na de tutor, pelos discentes e professores. Os Objetos são caracterizados por todas as ferramentas e recursos digitais disponibilizados na disciplina ou curso (por exemplo, as funcionalidades de comunicação, de busca de material, de submissão de trabalhos, etc.). Já as Regras podem ser dimensionadas conforme a especificidade de cada ferramenta; as limitações do ambiente ou de uma funcionalidade; a maneira de organização do professor; e a ética de convívio em espaços virtuais.

Um indivíduo que compartilha espaços virtuais passa a reivindicar uma nova dimensão: a tecnológica, necessária para a comunicação, adaptação e convivência nesses ambientes. Assim, o sujeito tecnológico, fortemente ligado ao cognitivo, faz referência ao vivenciar e compreender as tecnologias como instrumentos de comunicação e de participação em ambientes virtuais. A figura abaixo ilustra as cinco dimensões indispensáveis para um indivíduo atuar no contexto educacional, principalmente em AVAs.

Diagrama das Dimensões do Sujeito

[1] BASSANI, P. B. S. (2006) Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação em educação a distância. 184f. Tese (Doutorado: Programa de Pós-graduação em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

[2] DOLLE, J. M. (1993) Para além de Freud a Piaget: referenciais para novas perspectivas em psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes.

@NUTED/UFRGS

Creative Commons BY + NC + ND

Elaborado por Magalí T. Longhi