Glossário

A

Afetividade

Muitas vezes considerada uma das dimensões humanas, a afetividade contempla a capacidade do indivíduo de experimentar afetos, através dos sentimentos, emoções, julgamentos, motivações, etc. que pode ou não ser modificada conforme a situação que o indivíduo se encontra. Ou seja, emoções, estados de ânimo, traços de personalidade, sentimentos, preferências, etc. fazem parte da afetividade.

Appraisal, processo de

É uma forma interna (consciente ou não) de examinar valores, condições, qualidades, necessidades, progressos, sucessos, etc. de si, alguém, situação ou alguma coisa.

Atitude

É o elemento do CHA relacionado ao saber ser em que as motivações, as intenções, as vontades, os desejos e os sentimentos do indivíduo são respeitados no momento da ação.

Avaliação hedonista

É uma avaliação interna (consciente ou não) sobre o que é prazeroso ou não para o indivíduo.

C

Compaixão

É um processo cognitivo, afetivo e comportamental ao perceber o reconhecimento do sofrimento como parte da universalidade da experiência humana, mas com forte motivação para agir e aliviar o sofrimento do outro.

Competência

Reúne um conjunto de elementos, composto por conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), disponíveis ao indivíduo para serem aplicados em determinada situação para atingir seus objetivos. As competências podem ser classificadas como gerais, específicas e macrocompetências. Qualquer dos tipos pode incluir a competência social, a competência emocional, a competência socioemocional ou a competência socioafetiva.

Competência social

Reúne os elementos conhecimento, habilidade e atitude para avaliar situações sociais e determinar o que é esperado ou exigido pelo contexto em que o indivíduo está inserido; isto é, de reconhecer os sentimentos e as intenções dos outros e de selecionar os comportamentos sociais mais adequados àquele contexto.

Competência emocional

Reúne os elementos conhecimento, habilidade e atitude para refletir sobre valores e crenças, respondendo emocionalmente com o intuito de negociar suas relações nas trocas interindividuais e regular suas experiências emocionais em um contexto temporal e cultural.

Competência socioemocional

Reúne os elementos conhecimento, habilidade e atitude para que o indivíduo possa se relacionar consigo mesmo e com os outros, lidando com as suas próprias emoções e as de outros de modo a melhor estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar as situações-problemas.

Competência socioafetiva

Reúne os elementos conhecimento, habilidade e atitude baseados nos aspectos sociais e afetivos do indivíduo em interação num ambiente virtual. Desse modo, os aspectos sociais tratam das relações efetuadas e os afetivos, da afetividade (isto é, os aspectos afetivos incluem as emoções, os estados de ânimo e os traços de personalidade passíveis de serem identificados nesses ambientes).

Conhecimento

É o elemento do CHA que corresponde ao saber do indivíduo sobre uma determinada situação ou um problema.

Contágio emocional

É a tendência da pessoa mimetizar e sincronizar expressões faciais e corporais, vocalizações faladas e cantadas, posturas e movimentos de outra pessoa de modo a convergir emocionalmente.

D

Descentração, processo de

Ocorre na criança quando, pelo processo de descentração do seu pensamento, ela sai da fase dos solilóquios e monólogos para entrar na fase do diálogo. É quando o egocentrismo vai cedendo terreno à socialização. A criança se libera então parcialmente do ego para encontrar o alter, conforme assinala Piaget no curso que deu no Collège de France em 1942 e publicado em livro - La psychologie de l'intelligence - em 1947.

E

Emoção

É um episódio desencadeado a partir de uma situação significativa, de conteúdo cognitivo preciso, que compreende uma avaliação hedonista pelo indivíduo, de intensidade variável e dependente do processo de appraisal. Pode ser classificada como primárias (ou inatas) e secundárias (ou socialmente construídas).

Empatia

É um fenômeno afetivo que se baseia na capacidade de uma pessoa perceber, compreender, respeitar e preocupar-se com as experiências ou perspectivas do outro. Ela compreende cinco tipos: empatia afetiva, empatia social, empatia cognitiva, empatia biofisiológica e, em questões de educação online, empatia tecnológica. Além dessas, encontra-se na literatura os conceitos de empatia compassiva, comportamental e motivacional. Ver a lista de definições

Empatia afetiva

É a capacidade de ser sensível e de experimentar os afetos, sentimentos e emoções dos outros.

Empatia biofisiológica

É a capacidade de compreender as reações corporais suas e do outro e de saber expressar sentimentos vivenciados.

Empatia cognitiva

É a capacidade de compreender os estados emocionais e as perspectivas dos outros.

Empatia compassiva (ou empatia motivacional)

É a capacidade de compreender como (ou estar motivado para) ajudar o outro a lidar com sua situação e suas emoções.

Empatia comportamental

É a capacidade de comunicar-se e dirigir ações sobre o que foi percebido dos sinais emitidos pelo outro.

Empatia social

É a capacidade de compreender o contexto cultural e a responsabilidade social (respeito e confiança) para assegurar o bem-estar do outro.

Empatia tecnológica

É a capacidade de compreender as dificuldades tecnológicas do outro para se comunicar e participar em ambientes virtuais.

Engajamento, competência socioafetiva de

É a capacidade de estar interessado, comprometido e envolvido com o conteúdo de estudo e/ou com as relações sociais e afetivas estabelecidas no ambiente virtual de aprendizagem.

Estados de ânimo

É um episódio difuso, sem causa aparente, que pode emergir de processos mal definidos ou desconhecidos e, por esta razão, de escasso conteúdo cognitivo (p. ex., “sinto-me bem” ou “sinto-me mal”).

Estratégias pedagógicas

São procedimentos planejados pelo professor para serem implementados com a finalidade atingir seus objetivos de ensino.

H

Habilidade

É o elemento do CHA associado ao saber fazer ou à capacidade adquirida para aplicação de procedimentos, técnicas e metodologias.

R

Regulação emocional

É a capacidade interna de mudar ou controlar a própria experiência emocional.

Resiliência

É a capacidade de enfrentar as dificuldades provenientes de situações-problema corriqueiras ou inesperadas provenientes das relações estabelecidas no ambiente virtual de aprendizagem.

S

Simpatia

Diferente de empatia e compaixão, é uma característica da pessoa ser amável, cortês e gentil.

Sujeito afetivo

É a dimensão que trata da energética que impele o sujeito psicológico para determinada ação e é quem recebe as impressões desta ação sob a forma de emoções, sentimentos ou efeitos das relações estabelecidas. A repercussão dos efeitos produzidos pelo meio, pela situação e pela circunstância vai contribuir para colorir, formar e modelar a personalidade.

Sujeito biofisiológico

É a dimensão que trata do que é corporal, isto é, todas as funções biológicas e fisiológicas (genética, neurologia, biologia, bioquímica, etc.). Da sua integridade estrutural e funcional depende a integridade estrutural e funcional dos demais. Esse sujeito fornece a base de constituição e existência dos outros sujeitos (ou dimensões).

Sujeito cognitivo

É a dimensão que trata do sujeito epistêmico, que, enquanto age, adquire conhecimentos sobre si e sobre o meio. Diz respeito à aquisição, conservação e gestão dos conhecimentos.

Sujeito empático

É uma condição humana constituída pelos sujeitos biofisiológico, tecnológico, afetivo, social e cognitivo que nos ajudam a entender uns aos outros no espaço virtual.

Sujeito epistêmico

Faz parte do arcabouço teórico da Epistemologia Genética desenvolvida por Piaget. Segundo a teoria piagetiana, o desenvolvimento cognitivo pode se dar em duas dimensões: uma geral (o sujeito epistêmico) e outra particular (o sujeito psicológico). Piaget dedicou-se a estudar o sujeito epistêmico, pois refere-se às características mais gerais de reestruturação mental. O foco está na investigação das grandes categorias do pensamento: espaço, tempo, causalidade, etc. Nesse sentido, as pesquisas piagetianas desdobraram-se na procura pelas operações lógico-matemáticas universais de cada estádio do desenvolvimento, tais como a presença da reversibilidade, da negação ou da reciprocidade. Para a investigação dessas operações, foi preciso abstrair dos problemas propostos, as peculiaridades dos conteúdos, ocupando-se do modo pelo qual o sujeito age sobre a tarefa ou objeto de conhecimento.

Sujeito psicológico

É uma dimensão complementar a do sujeito epistêmico, segundo a teoria piagetiana. Caracteriza-se pela subjetividade, vontade, particularidade; é aquele em que suas características pessoais e exclusivas: sentimentos, emoções, forma de pensamento, ações, adquirem relevância.

Sujeito social

É a dimensão que procura compreender a interiorização dos hábitos, das regras e dos interditos sociais. As regras abrangem tudo o que organiza as maneiras de fazer ser e pensar.

Sujeito tecnológico

É a dimensão que se preocupa com as formas, as normas e as possibilidades de compartilhar espaços virtuais. Trata dos modos de comunicação, adaptação e convivência nesses ambientes. Por estar estritamente ligada ao sujeito cognitivo, faz referência ao vivenciar e compreender as tecnologias como instrumentos de comunicação e de participação em ambientes virtuais.

T

Tomada de perspectiva

É um processo cognitivo que permite ao indivíduo alternar entre o que está sentindo e o que a outra pessoa sente, mantendo a autoconsciência sobre os limites eles.

Traços de personalidade

São padrões através dos quais o indivíduo percebe a realidade e conduz suas relações (intra e interpessoais).

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Elaborado por Magalí T. Longhi