Módulo III - CSA Empatia
Competência Socioafetiva
Na área da educação, refletir sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes sobre os aspectos socioafetivos dos estudantes pode promover o bem-estar e a saúde mental para um aprendizado mais significativo. Ou seja, isso envolve o modo como o estudante reconhece a si mesmo, sente, age e se expressa emocionalmente, como interage com os colegas e professores e, também, com o objeto de conhecimento. Então, parte-se da premissa que, independentemente da modalidade de ensino (presencial, a distância ou híbrida), é essencial que o sujeito psicológico do indivíduo faça parte do desenvolvimento de competências sociais e afetivas (não apenas emocionais) para lidar com situações potencialmente desafiadoras.
O conceito de competência socioafetiva (CSA) na educação inclui as competências socioemocionais, baseadas principalmente nas emoções utilitárias (ou primárias) e sociais (ou secundárias) nas relações intra e interpessoais. Considera-se aqui: (i) as trocas interindividuais no ambiente educacional; (ii) todo e qualquer processo afetivo que possa vir a ser explicado e definido pelo Modelo de Scherer [1] e/ou pela neurociência; e (iii) a capacidade de realizar (meta)reflexões sobre a experiência vivenciada, considerando as crenças e o contexto cultural pessoal e do outro.
Portanto, neste estudo, a CSA é definida como o conjunto de elementos composto por conhecimentos, habilidades e atitudes, baseados em aspectos sociais e afetivos necessários para o enfrentamento de situações no contexto da educação, principalmente na modalidade a distância e híbrida [2]. Os aspectos sociais contemplam as interações sociais em ambientes que suportam a Educação a Distância (EaD). Os aspectos afetivos estão relacionados com os traços de personalidade, os estados de ânimo, as preferências e as emoções (utilitárias e sociais), passíveis de serem reconhecidas nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Já os aspectos cognitivos são importantes para refletir e compreender a manifestação emocional provocada por uma situação intra ou interpessoal no contexto do AVA. Tal definição está baseada nos preceitos piagetianos e no modelo schereriano para explicar, respectivamente, a importância das interações sociais na construção do conhecimento e de um determinado fenômeno afetivo. Behar, Machado e Longhi [2] mapearam cinco CSA na EaD conforme apresentado na figura:
[1] SCHERER, K. (2005) What are emotions? And how can they be measured? Social Science Information, v. 44, n. 4, p.695–729.
[2] BEHAR, P. A.; MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T. (2022) Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 389–398. DOI: 10.22456/1679-1916.126686.