Módulo III - CSA Empatia | Competência Socioafetiva Empatia

Habilidade

O elemento “H” trata de uma ação automatizada, um procedimento já construído, algo da ordem do operacional, não exigindo se deter em uma reflexão mais aprofundada. É uma ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. As habilidades são de caráter técnico, prático ou procedimental (Saber-fazer). A seguir é apresentado o Quadro “H” CSA empatia e a vinculação dos itens deste elemento com os aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Os itens do elemento Habilidades foram mapeados por Oliveira [1].

Item Aspecto Cognitivo
(interação intrapessoal)
Aspecto Social
(interação interpessoal)
Aspecto Afetivo
(interação intra-interpessoal)
Saber oferecer apoio, considerando necessidades e sentimentos do outro através de plataformas digitais; Bastante vinculado: Conhecer formas de apoiar o outro, considerando suas necessidades e sentimentos através de plataformas digitais; Bastante vinculado: é preciso ser capaz de apoiar os outros considerando necessidades e sentimentos na interação em plataformas digitais; Bastante vinculado: é preciso ter a iniciativa de apoiar o outro e perceber as suas necessidades e sentimentos através de plataformas digitais
Saber comunicar-se levando em conta as questões socioculturais dos outros sujeitos; Bastante vinculado: Conhecer maneiras de comunicar-se levando em conta as questões socioculturais dos outros sujeitos; Bastante vinculado: ser capaz de comunicar-se com os outros sujeitos considerando as questões socioculturais; Bastante vinculado: ter a sensibilidade de identificar o momento para comunicar-se com os outros sujeitos, considerando as questões sócios culturais.
Saber demonstrar interesse pelo outro utilizando métodos digitais para oferecer apoio, considerando suas necessidades e sentimentos; Bastante vinculado: conhecer métodos digitais para oferecer apoio as necessidades e sentimentos do outro. Bastante vinculado: ser capaz de utilizar métodos digitais para oferecer apoio, considerando suas necessidades e sentimentos. Bastante vinculado: demonstrar interesse pelo outro para oferecer apoio as suas suas necessidades e sentimentos através de métodos digitais;
Saber promover bem-estar dos outros no AVA; Bastante vinculado: Conhecer formas de promover o bem-estar social dos outros no AVA; Bastante vinculado: ser capaz de achar a melhor forma de promover o bem-estar social dos outros no AVA Bastante vinculado: estar sensível para sempre promover o bem-estar social dos outros no AVA;
Saber tratar os outros com afeto e responsabilidade; Bastante vinculado: conhecer maneiras de tratar os outros com afeto e responsabilidade; Bastante vinculado: ter a capacidade de dispor de afetividade e responsabilidade para com os outros. Bastante vinculado: sentir responsabilidade e afetividade para com os outros.
Saber demonstrar interesse pelo outro; Bastante vinculado: conhecer maneiras que possibilitem desenvolver o interesse pelo outro Bastante vinculado: ser capaz de demonstrar interesse de interagir com os outros. Bastante vinculado: estar disposto a demonstrar o interesse pelo outro.
Saber promover a construção e oportunizar mudanças e inclusão. Bastante vinculado: conhecer maneiras de promover a construção, mudanças e a inclusão Bastante vinculado: ter a capacidade de promover a construção, mudanças e a inclusão. Bastante vinculado: ter a sensibilidade para promover a construção e oportunizar mudanças e inclusão.

[1] OLIVEIRA, A. W. (2022). Competências socioafetivas em ambiente virtual de aprendizagem: mapeamento com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

@NUTED/UFRGS

Creative Commons BY + NC + ND

Elaborado por Magalí T. Longhi