- AfetoAVA: O objeto de aprendizagem AfetoAVA busca apresentar como a afetividade está relacionada com a cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem dos alunos à distância. Além disso, apresenta-se recursos que auxiliam professores a visualizarem o afeto a partir das manifestações dos sujeitos nas ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona) do Ambiente. Dessa forma, são apresentadas sugestões de práticas pedagógicas, para o professor utilizar nas aulas à distãncia para perceber os estados afetivos que seus alunos inferem em cada tarefa/aula.
- Animak: Este objeto versa sobre Arquiteturas pedagógicas (AP) no contexto da Educação a Distância e tem como principal objetivo realizar um embasamento teórico-prático sobre este tema.
- Arqueads
- Arquitetura Pedagógica: Visa investigar de que forma as arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, vivenciadas em um curso a distância, foram compreendidas e reconstruídas pelas alunas-professoras durante o estágio curricular obrigatório.
- AvalEAD: Aborda as interfaces interativas digitais.
- Blogues Pedagógicos: O blog pedagógico visa promover a discussão das possibilidades do uso de blog na Educação, através de um trabalho cooperativo, oferecendo subsídios teóricos e práticos que permitam a reflexão sobre as possibilidades pedagógicas dessa ferramenta.
- CEI: O objeto de aprendizagem “CEI – Competências para Educadores de Idosos” é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as necessidades para atuar com os idosos, principalmente sobre as competências.
- CiberInfância: Discute a relação das crianças com as tecnologias digitais.
- CineIMotion: Material Educacional Digital para idosos com o objetivo de guiar a construção de filmes usando a técnica de stop motion.
- EaD-CMEaD: O material educacional digital (CMEaD) Cybersêniors Multiplicadores na EaD (CMEaD) tem por objetivo é auxiliar os participantes a planejarem e desenvolverem cursos na modalidade a distância voltado para o público sênior.
- Cognição e Afetividade em AVA: O objeto de aprendizagem (OA) Cognição e Afetividade em AVA busca descrever as relações existentes entre afetividade e cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Apresenta-se, também ferramentas virtuais e práticas pedagógicas que buscam valorizar a manifestação afetiva dos usuários.
- CompDIG_EAD: O objeto de aprendizagem CompDigiEAD – Competências Digitais no contexto da Educação a Distância tem como objetivo apresentar as competências digitais e possibilidades de mapeamento com foco na EAD.
- CompDigDoc-ML: O aplicativo Competências Digitais Docentes com foco na M-Learning (COMPDIGDOC-ML) foi desenvolvido para professores da educação básica, com o objetivo de auxiliar na identificação das competências digitais docentes para o desenvolvimento de planejamentos de aula, com base em uma arquitetura pedagógica com foco na m-learning.
- CompDoc: O objeto de aprendizagem CompDoc – Competências Docentes para EAD é voltado para a formação de professores que atuam em cursos online. Este objeto possui três módulos: Competências Docentes; Competências docentes e modelos pedagógicos; Construção e aplicação de estratégias pedagógicas na EAD.
- CompEAD: Este Objeto de Aprendizagem (OA) tem por objetivo refletir sobre as competências necessárias ao desenvolvimento das ações pedagógicas por professores e tutores em atividades e cursos a distância.
- CompEMed: Este módulo aborda os conceitos básicos relacionados aos denominados Materiais Educacionais Digitais (MED’s). O objetivo é gerar uma reflexão a respeito da sua conceituação, avaliação, construção e aplicação na educação.
- CompMap: O objeto de aprendizagem (OA) CompMap tem como objetivo promover um debate acerca das competências dos alunos da educação a distância.
- CompMUS: O objeto de aprendizagem (OA) CompMUS (Composição Musical Digital para a Educação) tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de competências no domínio tecnológico-musical para a composição (CMD) e produção musical digital (PMD) com fins educacionais e criação de trilhas sonoras para materiais educacionais (MEDs).
- CompRecEAD: O objeto de aprendizagem CompRecEAD – COMPetências e Recomendação de Conteúdos para a Educação a Distância tem como objetivo apresentar as possibilidades de recomendação com foco na educação.
- CompTI: O objeto de aprendizagem CompTI – Competências Tecnológicas de Idosos é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as competências tecnológicas com o público mais velho.
- COMVIA: Este projeto visa construir objetos de aprendizagem(OA’s) que integrem pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação de educadores, aprofundando conhecimentos já vivenciados dentro de um paradigma interdisciplinar.
- ConRedis: O objeto de aprendizagem “ConReDIs – Competências Construção de Redes sociais para Idosos ” é voltado para a o público idoso que possui interesse em aprofundar conhecimentos de internet e, principalmente, das redes sociais digitais.
- Construção de AO: Discute os parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico.
- CONSTRUMED: Material Educacional Digital para idosos com o objetivo de guiar a construção de filmes usando a técnica de stop motion.
- DIMOS: Aborda o tema aplicativos.
- Docial: O objeto de aprendizagem (OA) Docial busca promover reflexões acerca do Domínio Sociocultural em diferentes contextos (trabalho, educação e computação).
- ECODI: O objeto de aprendizagem ECODI – Escrita Coletiva Digital tem como objetivo abordar a temática de produção textual no contexto online.
- EduMobile: O objeto de aprendizagem EduMobile: Estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na construção de estratégias pedagógicas que possibilitam a formação do sujeito para utilizar a tecnologia móvel não somente para entretenimento, mas também com objetivos educacionais.
- EduVirtua: O objeto de aprendizagem (OA) EduVirtua tem como principal objetivo explorar o potencial pedagógico da utilização de Mundos Digitais Virtuais (MDVs) na formação de professores da Educação Superior.
- EPiEaD: O material educacional digital (MED) EPi-EaD tem por objetivo abordar temáticas como aspectos do envelhecimento, tecnologias digitais, interações sociais, estratégias pedagógicas etc.
- FORMSIM: Objeto baseado na obra A Formação do Símbolo na Criança de Jean Piaget.
- GerontoEAD: O objeto de aprendizagem GeronEAD – Gerontologia e Educação a Distância é voltado para a formação de professores que pretende atuar com o público idoso na EAD.
- GestEAD: O GESTEAD é um OA sobre gestão para educação à distância. Esta ferramenta pode propiciar através de seus recursos uma participação ativa do usuário na construção e no seu desenvolvimento cognitivo.
- IMDE: O objeto de aprendizagem IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação tem como objetivo geral fornecer orientações sobre como construir um Instrumento Musical Digital (IMD) para a Educação.
- InComputer: InComputer é um aplicativo criado especialmente para apoiar a inclusão digital de idosos que sabem usar tecnologias touchscreen, mas não dominam o computador.
- InGeronto: O objeto de aprendizagem InGeronto: Introdução a Gerontologia possui três módulos: Gerontologia, Resiliência no Envelhecer e Educação e Envelhecimento.
- Interad: Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação – é um objeto virtual de aprendizagem que pretende apresentar uma metodologia de desenvolvimento de interfaces para materiais educacionais digitais.
- InterGera: O Intergera tem como objetivo possibilitar aos jovens uma reflexão sobre o que é ser idoso e quais são suas implicações nas relações sociais.
- JogoEdu: O objeto de aprendizagem Jogo e Educação busca apresentar a evolução dos jogos ao longo do tempo e como eles foram importantes na constituição das sociedades.
- LetEdu: O objetivo principal dessa proposta (LetEdu) é auxiliar professores da educação infantil e do ensino fundamental no desenvolvimento e planejamento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula.
Materiais Educacionais Digitais
- MineraROODA: O objetivo principal do projeto é o de integrar recursos voltados para a mineração dos conceitos-chaves do conteúdo de aprendizagem e da subjetividade afetiva apresentada na produção textual das funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ROODA.
- ModeloRecEAD: O Objeto de Aprendizagem ModeloRecEAD – Modelos Pedagógicos em EAD com foco na Recomendação de Conteúdo e a escrita coletiva tem como objetivo apresentar estudos relacionados à construção de Modelos Pedagógicos em EAD com o apoio da Recomendação de Conteúdo, no contexto da escrita coletiva.
- Objeto de Aprendizagem: Define o conceito de Objeto de Aprendizagem.
- OntoRecEdu: O objeto de aprendizagem OntoRecEdu: Ontologias em Sistemas de Recomendação Educacionais foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na construção de estratégias pedagógicas e explorar o conceito de ontologias e a sua utilização no contexto educacional, através da proposição de um Objeto de Aprendizagem (OA).
- Outras Infâncias: O objeto de aprendizagem Outras Infâncias tem como tema central as infâncias, pretendendo discutir alguns tipos de infâncias por meio dos seguintes desafios.
- PEDesign: Objetiva divulgar a importância do equilíbrio entre o planejamento técnico, gráfico e pedagógico na elaboração de materiais educacionais digitais.
- PI: Aborda o tema da AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, destacando alguns conceitos, teorias e enfatizando sua importância no processo de ensino e aprendizagem.
- Práticas Criativas na Web 2.0: O objeto de aprendizagem (OA) “Práticas Criativas na Web 2.0” busca analisar, especificamente, o caráter criativo das ações na construção do conhecimento.
- Professor 2.0: Este objeto trata sobre um tipo de infância que está se fazendo cada vez mais presente nas escolas: a ciberinfância. Visando esse público, também trata de das práticas pedagógicas com artefatos tecnológicos.
- PSAVA: Este objeto de aprendizagem (OA) tem como principal objetivo promover a reflexão e o debate acerca do conceito de Presença Social (PS).
- RMativasEAD: RMATIVAS-EaD tem como objetivo apresentar um material que permite discussão teórica e prática sobre a aplicação das metodologias ativas na Educação a Distância, principalmente considerando a recomendação pedagógica que considera o perfil de cada aluno, seja social como afetivo.
- SegurIdade: O objeto de aprendizagem “SegurIdade – Desenvolvimento do pensamento crítico no uso seguro dos recursos da internet” é voltado para pessoas idosas ou quem possui muitas dificuldades e dúvidas em relação à navegação na internet.
- SocioAVA_EP: SocioAVA_EP tem como objetivo abordar a discussão sobre o desenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir do mapeamento das interações sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
- TICs: Oficina que objetiva trabalhar o tema “Tecnologia Digital e Educação”.
- Objetos de Aprendizagem Trabalho com projetos: O Objeto de Aprendizagem Trabalho com Projetos é um recurso digital desenvolvido com o objetivo de promover a construção de conhecimentos e possibilitar a tomada de consciência de professores em formação continuada.
- Trabalhos com Projetos: Trabalho com Projetos de como objetivo discutir a temática em linhas gerais.
- Usabilidade: Tem como objetivo definir o termo usabilidade.
- USAMED: USAMED _ Tem por objetivo discutir e aprofundar questões de usabilidade em Materiais Educacionais Digitais (MED) para idosos, visando, principalmente, novas estruturações para atender as necessidades dos dispositivos móveis
- Vida Social no AVA: Esse objeto de aprendizagem (OA) descreve como as crianças se relacionam quando brincam a partir do jogo de regra, e disserta sobre a influencia dos jogos durante o desenvolvimento da moralidade.