A- A+
O objeto de aprendizagem (OA) EduVirtua tem como principal objetivo explorar o potencial pedagógico da utilização de Mundos Digitais Virtuais (MDVs) na formação de professores da Educação Superior. Compreende-se que a Formação Docente para a Educação Superior perpassa inúmeros caminhos que possibilitam a reflexão do ato de educar. Entende-se que esta ação deve ser direcionada para a construção compartilhada de saberes e o estabelecimento de interações e relações sociais que, atualmente, encontram-se muito presentes nos MDVs.
Diante disso, o OA EduVirtua está subdivido em 4 módulos:
Este objeto de aprendizagem (OA) tem como tema o potencial pedagógico da utilização de Mundos Digitais Virtuais na formação de professores da Educação Superior. Entende-se que o processo de formação de professores deve considerar novas maneiras de ensinar, de aprender, de se organizar, de estabelecer relações sociais e conhecer novas culturas. Para tanto, o OA EduVirtua busca identificar estratégias didático-pedagógicas para a formação de professores nos Metaversos, a partir dos estudos dos módulos e dos desafios deste objeto. É preciso enfatizar que Metaverso é uma tecnologia que busca ampliar o espaço real do mundo físico dentro de um espaço virtual na internet utilizando recursos da realidade virtual.
Logo, este OA tem por objetivo trazer para o debate os aspectos apresentados nos seguintes módulos:
Os módulos podem ser explorados de maneira aleatória ou sequencial. No entanto, aconselha-se a exploração dos módulos na ordem disposta acima.
Os desafios propostos servirão como elementos referenciais para reflexões e discussões das seguintes questões: os sucessos e incertezas do processo formativo do docente da Educação Superior, a identificação do potencial pedagógico dos Mundos Digitais Virtuais nesta formação e o uso das ferramentas da web 2.0 integradas à utilização dos Mundos Digitais Virtuais como recursos que permitirão ampliar as possibilidades pedagógicas. Além disso, espera-se que o usuário tenha um perfil flexível, autônomo e motivador para permitir o desenvolvimento de novas aprendizagens, sobretudo através de trabalhos realizados na coletividade e do estabelecimento de relações sociais.
Este objeto tem a possibilidade de ser vinculado a disciplinas de pós-graduação, cursos da UAB e de formação de professores e tutores de caráter extensivo.
Para a utilização adequada do OA EduVirtua recomenda-se a instalação dos seguintes softwares:
Para a utilização do Second Life é necessário atender às seguintes características:
| Sistema Operacional Windows | Requisitos mínimos | Recomendável |
| Conexão com a Internet*: | Cabo ou DSL | Cabo ou DSL |
| Sistema operacional: | XP, Vista, or Windows 7 (32-bit only) | XP, Vista, or Windows 7 (32-bit only) |
| Processador do computador: | Pentium III ou Athlon de 800 MHz ou melhor | 1,5 GHz (XP), 2 GHz (Vista) 32 bits (x86) ou melhor |
| Memória do computador: | 512 MB ou mais | 1 GB ou mais |
| Resolução da tela: | 1024x768 pixels | 1024x768 pixels ou superior |
| Placa gráfica para XP**: |
|
|
| Placa gráfica para Windows Vista ou Windows 7 (32-bit apenas)(requer últimos drivers)**: |
|
|
* O Second Life não é compatível com conexão discada, via satélite e com alguns serviços de Internet sem fio.
** O Second Life pode não ser executado em placas gráficas diferentes das listadas acima. As placas a seguir NÃO são
compatíveis com o Second Life:
Para outros sistemas operacionais, consultar o seguinte endereço:
http://secondlife.com/support/system-requirements/?lang=pt-BR
Para melhorar a visualização dos textos disponíveis, o objeto conta com um redimensionador de tamanho dos textos ( A- A+ ) no cabeçalho de cada página. Este recurso permitirá que o usuário aumente ou diminua o texto, adequando-o de maneira que fique mais confortável para a sua leitura.
Professores e demais profissionais com graduação e alunos de pós-graduação em formação para atuar em Educação a Distância, como também professores e tutores que já trabalham na área.
Os desafios podem ser realizados individualmente ou no conjunto do módulo, conforme os objetivos e planejamento do professor na disciplina ou curso. O objeto também pode ser utilizado em estudos individuais.
O objeto de aprendizagem poderá ser usado presencialmente, como também em atividades a distância.
Estão descritas nos desafios de cada módulo que possui atividades e questões próprias.
O objeto possui links para Leitura Complementar e vídeos nos módulos, assim como disponibiliza páginas com Material de Apoio e Glossário.
O professor poderá seguir a proposta do desafio ou criar uma avaliação própria.