Objetivo

O objetivo principal do projeto é o de integrar recursos voltados para a mineração dos conceitos-chaves do conteúdo de aprendizagem e da subjetividade afetiva apresentada na produção textual das funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ROODA.

Decorre da seguinte questão-problema:

Como reconhecer os conceitos-chaves e a subjetividade afetiva na produção textual a  partir das funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?  

Outras questões mais específicas derivam do problema de pesquisa:

  • Quais os recursos que o sistema deve suportar para extrair os conceitos-chave de um tema de discussão registrados através de um AVA?
  • Quais mecanismos devem ser construídos para captar a subjetividade afetiva do  aluno a partir das funcionalidades síncronas e assíncronas de um AVA?
  • Quais os métodos computacionais que devem ser aplicados para construir os modelos cognitivo e afetivo do aluno a partir de um AVA?
  • Quais os instrumentos que devem ser construidos para exibir o mapa cognitivo-afetivo de forma a apoiar as práticas pedagógicas?
  • Duração

    O projeto, iniciado em Dezembro de 2010, tem sua conclusão previsto para Dezembro de 2012.

    Patrocinador

    O projeto é patrocinado parcialmente pelos seguintes órgãos:

    . CNPq através do Edital MCT/CNPq Nº 014/2010 – Universal.

    . FAPERGS através do Edital 006/2010 Programa do Pesquisador Gaúcho (PqG).