Livros Publicados

Competências Digitais em Educação: do conceito à prática
Autor: Ketia Kellen – Ano de Publicação: 2022.

Competências Digitais em Educação: do conceito à prática, organizado por Patricia Alejandra Behar e Ketia Kellen Araújo da Silva, é o registro das pesquisas subre o tema que vêm sendo desenvalvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS). Nos vários capítulos, você encontra elaboradas discussões teóricas; ricos frameworks desenvolvidos pelos pesquisadores; indicações para a avaliação de competências digitais; foco em alunos, professores e outros atores; orientações para a escrita coletiva digital: dentre outros temas. Você também será apresentado a conceitos desenvalvidos pelo grupo, como sujeito mobie e cyberseniors. Uma das aplicagões das competências digitais ainda carente de material de apoio teárico é a Educação a Distância (EaD). Este livro se aprofunda não apenas na discussão sobre as competências digitais na EaD, mas apresenta também um framework para esse propósita. Competências Digitais em Educação: do conceito à prática é ao mesmo tempo uma introdução ao tema para os novatos e um aprofundamento da teoria e da prática para os mais experientes. Uma obra de referência sobre competências digitais na educação.

Recomendação Pedagógica em Educação a Distância
Autor: Patricia Behar – Ano de Publicação: 2019

Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.

Competências em Educação a Distância
Autor: Patricia Behar – Ano de Publicação: 2013

O livro é o registro das pesquisas sobre o tema que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS). Nos capítulos são apresentadas discussões referente as competências digitais na educação com foco nos alunos, professores, idosos, crianças, entre outros, com indicações para avaliação, dentre outros temas.

Modelos Pedagógicos Em Educação A Distância
Autor: Patricia Behar – Ano de Publicação: 2009

Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas.
Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.