Ferramentas

  1. Recoacomp: Um sistema que recomenda Objetos de Aprendizagem a partir das competências do usuário.
  2. Planeta Rooda3: A Internet deixou de ser somente uma ferramenta de trabalho, destinando-se também a diversão e socialização. Uma nova prototipagem para o Planeta ROODA mostrou-se necessária para congregar os paradigmas identificados na atual configuração das redes virtuais, a denominada Web 2.0. Busca-se, com isso, transgredir os limites de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para níveis além de fronteiras existentes, atingindo as áreas dos softwares sociais e dos MMORPGs (um jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores. Permite a milhares de jogadores a criação síncrona de personagens em um mundo virtual dinâmico na Internet.) O Planeta ROODA 2.0 é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que tem como objetivo desenvolver o trabalho coletivo na Internet com alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. É ambientado no espaço sideral e disponibiliza recursos que potencializam a aprendizagem, processos comunicacionais e o gerenciamento de turmas. É um ambiente de software livre, centrado no usuário, ou seja, este pode ter acesso a mais de uma turma/grupo com o mesmo login. O vínculo com essas turmas/grupos pode variar entre professor, monitor e aluno, sendo que essa escolha influencia nos recursos disponíveis. Atualmente encontra-se em processo de construção. Tão logo seja finalizado, estará disponível para utilização educacional.
  3. Editor de Texto Coletivo ETC: O ETC é um editor de texto de domínio público que proporciona espaço para a escrita de textos coletivos de forma online e simultânea. Além da área de edição, ele dispõe de funcionalidades que apoiam a comunicação e interação entre os usuários, bem como recursos para o gerenciamento de grupos, textos e arquivos. Seja bem-vindo!
  4. Mapa Afetivo: O Mapa Afetivo inter-relaciona subjetividade afetiva em texto, traços de personalidade e fatores motivacionais para a inferência e o reconhecimento dos estados de ânimo. Esse processo considera, como funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona, o Bate-Papo, o Fórum e o Diário de Bordo, analisando qualitativamente as interações ocorridas no ROODA. Dessa forma, os estados de ânimo do estudante são representados graficamente, possibilitando o acompanhamento de seu percurso pelo docente.
  5. Mapa Social: O Mapa Social é gerado pelos dados fornecidos no uso das funcionalidades Bate-Papo, Contatos, Fórum, Grupos e os comentários na Biblioteca e no Webfólio. O Mapa Social possibilita a formação de sociogramas por intermédio das interações dos usuários em ferramentas de comunicação, sendo possível para o professor, de maneira visual, acompanhar as relações estabelecidas no ROODA.
  6. Mapa Socioafetivo: O Mapa Socioafetivo é gerado pelos dadosd fornecidos no uso das funcionalidades Bate-Papo, Biblioteca, Contatos, Diário de Bordo, Fórum e Webfólio. O Mapa Socioafetivo exibe gráficos com os Cenários Socioafetivos e suas respectivas recomendações de Estratégias Pedagógicas.
  7. REPSA: O Sistema de Recomendação do Rooda é uma ferramenta de apoio ao professor que auxilia na personalização de seu atendimento aos estudantes. Seu objetivo é indicar estratégias pedagógicas de acordo com o estado socioafetivo do aluno apontados pelo Mapa Afetivo, Mapa Social e os Traços de Personalidade do Big Five.
  8. ROODA: O ROODA é um ambiente de Educação a Distância (EAD), desenvolvido com o intuito de atender as demandas do corpo docente e discente da UFRGS. Cada professor pode selecionar as ferramentas que mais se adaptam a sua metodologia de trabalho. Além disso, os usuários podem escolher entre três temas disponíveis para a interface gráfica. Este ambiente tem funcionalidades síncronas e assíncronas que visam facilitar a interação/ comunicação entre os participantes e o uso integrado de diferentes recursos.
  9. MCombSA: Para utilizar o MCombSA, o professor deve acessar a funcionalidade de grupos do AVA ROODA e realizar os seguintes procedimentos: • definir a quantidade de membros que deseja em cada grupo; • selecionar as ferramentas que vai disponibilizar; • marcar os alunos que irão participar, • escolher a estratégia de combinação socioafetiva. Assim, o educador forma os grupos e faz uma análise do agrupamento disponibilizado. Após, o docente tem duas opções: pode reprovar a formação, retornando para as seleções, ou pode aprovar, clicando em criar, efetivando a formação de grupos disponibilizada.