INDICADORES

DE INTERAÇÃO


A análise de interações e de redes, conforme citado no Módulo 2, ganhou novas formas e possibilidades a partir do uso de plataformas e sites de interação disponíveis na internet. No caso da Educação a Distância, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem se tornaram o principal tipo de plataforma utilizado para possibilitar espaços de trocas e de comunicação entre os alunos. Nesse sentido, essas relações também podem ser observadas de modo a dispor ao professor formas de aprimorar e promover a construção coletiva entre os alunos e aprimorar suas estratégias pedagógicas.
Uma ferramenta construída com esse objetivo é o Mapa Social, funcionalidade de mapeamento de interações sociais disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. A partir das interações dos usuários em ferramentas de comunicação no AVA, é possível gerar sociogramas que permitem, de forma visual, acompanhar a relações estabelecidas no mesmo. Através do sociograma é possível identificar vínculos, influências e preferências que existem dentro de um grupo.
        A partir das interações sociais observadas, identificam-se diferentes perfis de usuários do ambiente, sendo possível distinguir Indicadores de Interações Sociais. A partir dessas categorias, é possível observar determinadas características comuns nas trocas sociais realizadas no ambiente, com base no referencial teórico de Jean Piaget e de Jacob Moreno, criador da Sociometria.
Dessa forma, seis indicadores podem ser observados: Ausência, Colaboração, Distanciamento Social pela turma, Grupos informais, Popularidade e Evasão. Eles permitem a compreensão dos comportamentos que são observados em uma turma, de modo a promover ao professor formas de aproximar alunos que se encontram distanciados ou ausentes, por exemplo. Além disso, permitem a construção de estratégias específicas, atentando para as necessidades da turma, evitando casos de evasão, problema ainda frequente nessa modalidade de ensino.
Materiais
Indicadores
Desafios