GLOSSÁRIO

CONCEITOS

Ambiente Virtual de Aprendizagem - É definido como uma plataforma desenvolvida especificamente para processos de ensino e de aprendizagem, geralmente a distância. Ao conjugar várias ferramentas, um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pode facilitar a montagem de cursos e/ou disciplinas acessáveis pela Internet bem como auxiliar os professores no gerenciamento de conteúdo, na interação com os alunos e na gestão do curso/disciplina.

Arquitetura Pedagógica - Abrange os aspectos metodológicos, tecnológicos, de conteúdo e organizacionais que fazem parte de um Modelo Pedagógico.

Colaboração - É a ação desenvolvida em conjunto, por duas ou mais pessoas que se entendem, se respeitam, têm interesses e objetivos comuns e que compartilham os mesmo valores, para a realização de um serviço, um projeto ou um produto (o compromisso não coletivo).

Cooperação - É a definição do tipo de interação onde dois ou mais indivíduos estão relacionados de forma não-hierárquica, envolvendo a correspondência recíproca entre os indivíduos, para chegar à um objetivo em comum.

Educação a Distância - Processo de ensino e de aprendizagem em que o educador e o aluno estão separados no tempo ou no local, ou em ambos. Os materiais de aprendizagem são fornecidos de forma remota, síncrona ou assíncrona, por AVA, e-mail, vídeo ou áudioconferência, etc.

Estratégias Pedagógicas - Planos que são construídos e reconstruídos a partir dos processos didáticos que atentam às variáveis educativas.

Indicadores de Interações Sociais - Indicadores que inferem os comportamentos sociais mais recorrentes entre alunos usuários do Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA a partir da análise de dados de interação no AVA e nas ferramentas do mesmo.

Interação - Processo que ocorre a partir da relação do sujeito com o objeto de conhecimento (contato com um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, com a própria ferramenta e até mesmo no contato com um livro) e/ou entre dois ou mais sujeitos. Segundo Piaget (1973), a interação pode ser caracterizada por ser individual, isto é, pela ação de um único sujeito sobre o objeto, bem como interindividual caracterizada pelas trocas entre dois ou mais sujeitos.

Mapa Social - Funcionalidade que possibilita, a partir das interações entre os usuários nas ferramentas de comunicação no ROODA, a geração de sociogramas que permitem, de forma visual, acompanhar a relações estabelecidas no AVA.

Modelo Pedagógico - Na EAD é endendido como “um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor/aluno/objeto de estudo” (BEHAR, 2009, p.24).

Planejamento Pedagógico - Refere-se ao modo de agir num mundo em permanente mudança. Planejamento é um método, e enquanto tal, não passa de um instrumento para ajudar a pensar e transformar a realidade social. Mas a mesma realidade pode ser enxergada de diferentes modos. Portanto é um instrumento que serve para orientar uma intervenção-ação, ajudar a identificar onde estamos e para onde precisamos e queremos ir.

Prática Pedagógica - Tudo o que implica em ações dos atores educacionais no plano concreto e intelectual dadas em contextos de ensino e aprendizagem (Amaral, 2017).

Reciprocidade - Implica na troca ou permuta de algo entre dois ou mais sujeitos ou dois grupo. Logo, caracteriza-se como uma troca mútua, com iguais ganhos e perdas das partes envolvidas.

Redes Sociais - É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses, objetivos e valores em comum.

Sociometria - Estudo matemático das propriedades psicossociológicas das populações, colocando em prática uma técnica experimental baseada nos métodos quantitativos.

REFERÊNCIAS

Módulo 1
PIAGET, J. Estudos Sociológicos, Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. O Juízo Moral na Criança. 2ª edição. São Paulo: Summus, 1994.

Módulo 2
BARABÁSI, A. L. LINKED – A nova ciência dos Networks – Leopardo Editora, 2009.
BARTHOLOMEU, D.; MONTIELL, J. M.; PESSOTTOLL, F. Sociometria e habilidades sociais em alunos do ensino médio. Est. Inter. Psicol. vol.2 no.2 Londrina, 2011.
DIAS, P. S. M.; Lucia helena; MATTOS, A. C. G.; CUNHA, L. A. Redes como espaços de interação: convergência de mídias e tecnologias na constituição de grupos de pesquisa. In: Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. p.1-12.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Ed. Cultrix. 1993
MORENO, J. L. Quem sobreviverá? Goiânia: Dimensão, 1994.

Módulo 3
MORENO, J. L. Quem sobreviverá? Goiânia: Dimensão, 1994.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos, Rio de Janeiro: Forense, 1973.

Módulo 4
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
SANTOS, P. R. S.; SANTOS, S. R. S. O Professor e sua Prática - Do Planejamento às estratégias Pedagógicas. Anais do II EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática do Ensino, 2007.
SOUZA, A. R. B.; SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Mediação pedagógica na educação a distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, p. 327-339, 2008.