O GESTEAD é um OA sobre gestão para educação à distância. Esta ferramenta pode propiciar através de seus recursos uma participação ativa do usuário na construção e no seu desenvolvimento cognitivo. Sua utilização é destinada em situações de aprendizagem tanto na modalidade a distância como na presencial. Este objeto apresenta um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância, destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD.
O GESTEAD conta com quatro conteúdos, explorados através de textos, vídeos, glossário, atividades e desafios (atividades) que podem ser usadas tanto de forma complementar, como de forma individual. Dentre eles, estão:
(1) Referencias gestão para a EAD
(2) Estratégias didáticas
(3) Competências e habilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica em EAD
(4) Diretrizes e Estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas em EAD
Objetivos
Pretende-se oferecer um espaço para discussão conceitual acerca da gestão da EAD, relacionando os diversos aspectos relacionados ao tema, o uso das tecnologias e o processo de organização de um curso/disciplina na modalidade EAD.
O objetivo principal é realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD, enfocando a construção de Competências e Habilidades, tanto as que os sujeitos precisam ter (para participar de um curso semi-presencial ou totalmente a distância) quanto as que eles irão construir para se tornarem alunos e professores on-line.
Pré-requisitos
O público-alvo deste objeto de aprendizagem é composto por professores e alunos que desejam se aprofundar sobre o processo de gestão da EAD. Os conhecimentos prévios para a utilização do mesmo são referentes ao uso de editores de texto, navegação na Internet (uso de mecanismos de busca) e demais recursos que auxiliarão na realização dos desafios.
Requerimentos técnicos
Os softwares Internet Explorer 6 ou superior, Firefox 2 ou superior e Adobe Acrobat Reader devem estar instalados para melhor visualização do objeto.
Dicas e atividades complementares
Para que se estabeleçam importantes processos de colaboração e cooperação entre os alunos, sugere-se que as atividades sejam suportadas por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizando suas diversas ferramentas como: fórum, chat, portfólio, diário de bordo, ferramentas de comunicação síncrona ou assíncrona entre outras, visando interação e interatividade permanente entre alunos e professores do curso. Também podem ser utilizadas outras ferramentas digitais que apóiem o trabalho coletivo e as interações do grupo, tais como blogs e softwares de autoria e de construção de mapas conceituais.
Avaliação
A avaliação fica a critério do professor, conforme os recursos utilizados e os módulos que pretender disponibilizar aos alunos no seu planejamento.
Para saber mais...
O Glossário e a Midiateca encontram-se em links próprios dentro do objeto. Estes possuem esclarecimentos sobre os principais conceitos abordados no objeto, bem como textos e vídeos complementares sobre o tema.