Tecnologias Digitais para a Qualificação da Produção Textual: Um Olhar a Partir das Competências Digitais e Indicadores Socioafetivos
Para a maioria dos estudantes, escrever não é algo tão simples, pois a produção textual exige que sejam mobilizados conhecimentos voltados à gramática, ortografia e à informação. Para além dos saberes linguísticos, exigem-se outros que envolvam o planejamento e a prática de produzir um texto. Em paralelo, os ambientes digitais trouxeram uma significativa mudança nos hábitos de leitura e escrita, isso porque a leitura não linear dissocia-se da escrita formal, culta e acadêmica. Esse cenário aponta para um desafio cada vez maior, o de qualificar a produção textual realizada pelos estudantes. Portanto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como as tecnologias digitais podem contribuir para aprimorar a produção textual, a partir da construção de competências digitais e a análise de indicadores socioafetivos.
Para isso, se propõe a:
(i) identificar ferramentas digitais, que ofereçam suporte à qualificação da produção textual;
(ii) construir novos recursos, visando o aprimoramento da escrita;
(iii) identificar indicadores socioafetivos durante o processo de escrita coletiva digital;
(iv) mapear as competências digitais docentes para uso de recursos do Editor de Texto Coletivo;
(v) elaborar e validar estratégias pedagógicas baseadas em competências digitais docentes e indicadores socioafetivos utilizando ferramentas para qualificação textual.
A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-descritiva, sendo conduzida na forma de estudo de casos múltiplos. Os participantes da pesquisa são estudantes e professores de graduação, pós-graduação e extensão, e contará com as seguintes etapas de desenvolvimento:
Etapa 1 – Conceituação e delineamento da teoria;
Etapa 2 – Mapeamento das competências digitais docentes para uso dos recursos do ETC;
Etapa 3 – Identificação de indicadores socioafetivos durante o processo de escrita coletiva digital;
Etapa 4 – Desenvolvimento de tecnologias digitais para qualificação da produção textual a partir de indicadores socioafetivos;
Etapa 5 – Construção, avaliação e compartilhamento das estratégias pedagógicas desenvolvidas no projeto;
Etapa 6 – Publicação dos resultados.