Aspectos Socioafetivos em Contexto da Educação a Distância – Socioafeto_Ead

O presente projeto trata de investigar como os aspectos sociais e afetivos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em contexto da Educação a Distância (EaD).

Com o aumento do número de estudantes na EaD, também surgem problemas, tais como o desânimo, a desmotivação, o distanciamento do discente, a insatisfação, a evasão, entre outros. Para tentar incrementar os índices de êxito dos alunos, torna-se fundamental que os professores apliquem diferentes estratégias condizentes com o sujeito que atua na EaD. Esta é uma das maiores dificuldades para os docentes que trabalham nessa modalidade, principalmente, ao considerar as particularidades e os interesses dos estudantes, ou seja, seu perfil socioafetivo.

Na EaD, são utilizadas plataformas que servem de suporte para as aulas, possibilitando a interação entre os discentes e professores, denominadas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Neste contexto, o mapeamento de competências e cenários socioafetivos, metodologias ativas e desenvolvimento tanto de Estratégias Pedagógicas socioafetivas como de tecnologias digitais tornam-se fundamentais, pois possibilitam auxiliar o professor a reconsiderar e replanejar suas práticas pedagógicas de forma a ajudar os estudantes na superação de suas dificuldades.

Assim, a presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e exploratória quanto aos objetivos.

O público-alvo são professores e alunos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão da UFRGS que utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA em suas aulas e/ou cursos.

A metodologia a ser utilizada será desenvolvida em sete grandes eixos no qual serão aplicados diferentes instrumentos como questionários com perguntas objetivas e dissertativas, observação participante, entrevistas em grupo focal e registros no próprio ambiente. Desta forma, espera-se que os resultados deste estudo possam suscitar na produção de tecnologias de inferência e recomendação de metodologias e estratégias pedagógicas, bem como quadros teórico-práticos de avaliação e construção de competências socioafetivas em EaD.

Written by: admin