Modelos pedagógicos para Mobile Learning
O objetivo desta pesquisa é propor a construção de modelos pedagógicos com foco na M-learning (MPs-Mobile). A cada ano aumenta o número de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, sendo comercializados e utilizados em todo mundo. Neste contexto, é importante refletir sobre como incluir tais dispositivos nas práticas pedagógicas que possa abarcar as diferentes necessidades de públicos heterogêneos. A M-learning permite um leque de possibilidades que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem através da realização de atividades de estudos, comunicação e interação, produção de conteúdo e o compartilhamento de informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Desta forma, a metodologia de pesquisa será qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de casos múltiplos. O público-alvo serão professores em formação continuada ou inicial que desejam participar da pesquisa. Os instrumentos utilizados serão: questionários, entrevistas e observação participante. A investigação contará com nove etapas de desenvolvimento. Entende-se que os modelos pedagógicos poderão auxiliar o professor a repensar suas práticas e orientá-los no planejamento e implementação de atividades com os smartphones e tablets na sala de aula.