Construção e Avaliação de Competências em Sistemas de Recomendação Educacional

A educação por competências envolve a formação integral do sujeito, abordando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Essa concepção demonstra-se importante, pois possibilita que o aluno aplique os conteúdos estudados na solução de problemas. Por sua vez, os sistemas de recomendação educacionais (SREs) apóiam a gestão dos estudos dos alunos, fornecendo recursos educacionais digitais (REDs) de acordo com o perfil de cada sujeito.

Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva elaborar e implementar um conjunto de ferramentas digitais de apoio à construção e avaliação de competências em SREs, a saber: (i) editor de instrumentos de avaliação baseados em competências, (ii) relatórios, além da (iii) recomendação de objetos de aprendizagem e de estratégias pedagógicas.

O intuito é fornecer ao professor, informações qualitativas sobre o processo de construção de competências dos alunos, assim como a recomendação de estratégias pedagógicas para que o docente possa apoiar a trajetória de cada aluno segundo suas necessidades educacionais. De forma similar, o estudante poderá receber a recomendação de objetos de aprendizagem e acompanhar a sua trajetória de aprendizagem. As referidas ferramentas digitais serão primeiramente implementadas no SRE RecOAComp, criado pelo mesmo grupo de pesquisa em que os autores deste projeto atuam.

Após a sua validação, essas ferramentas serão disponibilizadas em forma de plugin para serem inseridas em qualquer sistema de recomendação educacional baseado em competências.