Lançamento do E-book: Aspectos Socioafetivos na Educação a Distância: um olhar sobre o engajamento e a evasão
O e-book gratuito “Aspectos Socioafetivos na Educação a Distância: um olhar sobre o engajamento e a evasão” foi desenvolvido a partir do curso MOOC intitulado Engajamento e evasão em Educação a Distância: uma perspectiva socioafetiva a ser incorporado na plataforma Lúmina (https://lumina.ufrgs.br/), que é o repositório de cursos online gratuitos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso foi carinhosamente denominado MOOC Socioafetivo pela equipe de produção, que também faz parte do GP-Socioafeto – Grupo de Pesquisa sobre Aspectos Sociais e Afetivos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (https://www.ufrgs.br/gpsocioafeto/) vinculado ao NUTED – Núcleo de Tecnologia Aplicada à Educação (http://www.nuted.ufrgs.br/).
A partir de uma abordagem interdisciplinar – Informática e Psicopedagogia -, o e-book pretende discutir o reconhecimento de aspectos socioafetivos em ambientes virtuais de aprendizagem, suportados por plataformas de Educação a Distância (EaD). Em síntese, a relevância deste e-book está em apresentar conceitos para propiciar uma reflexão de como compreender o aluno virtual nos seus diversos aspectos, especificamente os socioafetivos. Espera-se que os capítulos possam trazer luz no repensar formas de reduzir os índices de evasão e a de se buscar metodologias para melhor envolver ou motivar o aluno ao longo do processo de aprendizagem.
Autores:
Magalí Longhi, Bruna Slodkowski, Carla Barvinski, Cristina Torrezzan, Deyse Sampaio, Eduardo Andrade, Jacqueline Akazaki, Jozelina Mendes, Leticia Machado, Tássia Grande, Patricia Behar.
Para baixar clique aqui