Arquitetura pedagógica para a construção e avaliação de competências digitais na Educação a Distância

O projeto tem como objetivo a construção de uma arquitetura pedagógica (AP) para o desenvolvimento e avaliação de competências digitais em alunos da Educação a Distância (EAD).

A AP será vinculado ao Modelo de Competências Digitais com foco no aluno da EAD, MCompDigEAD, desenvolvido no NUTED. O MCompDigEAD, é um modelo com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EAD ao integrar as Tecnologias Digitais em uma perspectiva de competências. É composto por três Competências Digitais: alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicas em seis áreas do domínio tecnológico: introdução às Tecnologias Digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede, saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital e criação e desenvolvimento de conteúdo digital, detalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), totalizando 328 elementos. Cada competência específica possui três níveis de proficiência: 1) Inicial, 2) Intermediário e 3) Avançado com exemplo de casos de uso.

Com base nesse cenário, pretende-se investigar como desenvolver uma Arquitetura Pedagógica (AP) com base no MCompDigEAD para aplicação e avaliação das competências digitais de alunos na Educação a Distância.

Objetiva-se oferecer aos professores da EAD brasileiros recomendações de como o MCompDigEAD pode ser utilizado para a construção de competências digitais. Isto inclui estratégias de aplicação e avaliação destas competências em processos de ensino e de aprendizagem a distância, acompanhando o aluno e promovendo a discussão em busca de inovações tecnológicas que promovam a qualidade na Educação a Distância.