PLANETA ROODA: a construção de um espaço virtual de aprendizagem para crianças

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como proposta a implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) PLANETA ROODA. Este foi planejado por uma equipe interdisciplinar de educadores, programadores e designers, pesquisadores do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/UFRGS). Neste primeiro momento, definiu-se o layout da interface gráfica e suas funcionalidades, que foram modeladas em UML, mas estas ainda não foram implementadas e nem validadas. Assim, propõe-se o desenvolvimento de um software livre, construído com GNU/LINUX, linguagem PHP e com licença GPL. Sua página na Web está disponível em http://www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda. O PLANETA ROODA foi planejado para ser ambientado no espaço sideral, tendo como objetivo possibilitar o trabalho coletivo na Internet com alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, visa disponibilizar recursos que potencializam a aprendizagem, os processos comunicacionais e o gerenciamento de turmas, de forma que seus usuários possam participar ativamente das trocas. Eeste Estudo projeto como objetivo:- Implementar e aperfeiçoar o PLANETA ROODA, visando atender a organização das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como as demandas dos alunos e dos professores; Testar e validar o PLANETA ROODA a partir de experiências realizadas com grupos de crianças e professores no contexto escolar; Investigar as diferentes formas de utilização do PLANETA ROODA por alunos e professores, bem como o fluxo da comunicação entre os usuários, a fim aperfeiçoar seu desempenho e propor novas funcionalidades; Pesquisar as propostas pedagógicas dos professores no PLANETA ROODA e como isso se reflete no uso do ambiente pelas crianças, visando compreender a aprendizagem em AVA’s; Disponibilizar o PLANETA ROODA para download na Internet.