CompEtc- Trabalho em Equipe: uma competência para a Laboralidade através do ETC

Descrição: Este projeto originou-se da observação de que educação, trabalho e TICs são aspectos indissociáveis do mundo globalizado (Fenandez Enguita, 2004:cap.2). Diante disso, conjecturou-se a possibilidade de relacionar estes três eixos e realizar uma pesquisa de perspectiva interdisciplinar que colabore com a inserção profissional dos alunos da educação profissional (Oliveira, 1998:24). As primeiras leituras mostram que, dentro da organização do trabalho, as equipes ganham destaque e que o domínio das TICs é fundamental para aqueles que querem entrar ou se manter no mercado de trabalho. Considera-se ainda a competência para a laboralidade como princípio específico da educação profissional. Portanto, visa-se pesquisar como um ambiente colaborativo/cooperativo pode contribuir com a educação profissional, considerando as questões relacionadas ao trabalho em equipe e as competências para a laboralidade. A partir disso, destaca-se a seguinte questão-problema que irá direcionar o presente estudo: Como o ETC (Editor de Texto Coletivo) pode contribuir para desenvolver a competência para o trabalho em equipe em alunos da educação profissional? Outras questões mais específicas derivam do problema de pesquisa: a) Quais saberes formam a competência para o trabalho em equipe? b) Quais funcionalidades do ETC colaboram para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe? c) Como os alunos aplicam a competência em situações reais e concretas de trabalho ? Nesta perspectiva, destaca-se como objetivo principal do presente estudo verificar a possibilidade de utilização do ETC para desenvolver a competência para trabalhar em equipe em alunos da educação profissional. Os objetivos específicos são definidos a seguir: 1. Estabelecer os saberes que formam a competência para o trabalho em equipe. Por saberes, entendem-se os conhecimentos, habilidades e valores que constituem a competência para laboralidade (BRASIL, 1999). Metas: 1) Especificar os saberes; 2) Especifi.