Mapeamento das interações em um ambiente virtual de aprendizagem

Descrição: Neste estudo, pretende-se refletir sobre a questão da interação em ambientes virtuais de aprendizagem, focalizando-se na implementação de uma ferramenta computacional capaz de mapear os fluxos de interação potencializadas nestes espaços, numa perspectiva interindividual. Entende-se que esta ferramenta poderá auxiliar tanto o professor, no que se refere ao acompanhamento do percurso de aprendizagem do aluno no processo de construção/elaboração de conceitos, quanto o aluno, na possibilidade deste se apropriar e acompanhar o seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, busca-se investigar se o mapeamento das interações entre os participantes envolvidos em um ambiente virtual de aprendizagem, caracterizadas pela troca de mensagens e discussões, pode auxiliar o professor no momento de uma possível/necessária intervenção pedagógica. Além disso, pretende-se investigar se também poderia auxiliar o aluno no seu processo de construção de conhecimento. Entende-se que um estudo sobre a interação em ambientes virtuais de aprendizagem poderá desencadear uma nova postura frente à árdua tarefa da avaliação da aprendizagem na modalidade de educação a distância. Objetivos: Como uma ferramenta computacional capaz de mapear as interações em um ambiente virtual de aprendizagem pode fornecer subsídios para o processo avaliativo? As questões que delineiam este estudo são: a) Como mapear as interações entre os sujeitos participantes de um ambiente virtual de aprendizagem? b) Como implementar uma ferramenta computacional capaz de explicitar tais interações? c) Como utilizar esta ferramenta no contexto educacional? É possível explicitar uma metodologia de análise de interações? Poderia esta metodologia auxiliar no processo de avaliação? Nesta perspectiva, destacam-se como objetivos desta pesquisa: Objetivo geral: Desenvolver uma ferramenta computacional capaz de mapear as interações interindividuais em um ambiente virtual de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Written by: admin