Caracterização da Pesquisa
As emoções e seu impacto sobre o aprendizado e o rendimento escolar e acadêmico constituem tema de investigação em áreas multidisciplinares, especialmente na Pedagogia e Psicologia. Os estudos destacam a função da dimensão afetiva no processo de ensinar e aprender.
Do ponto de vista da Epistemologia Genética, Piaget (2005) afirma que não há um estado puramente cognitivo, tampouco um puramente afetivo. A cognição e a afetividade são indissociáveis e complementares, embora de naturezas diferentes. Piaget recorreu à metáfora do automóvel e da gasolina, a fim de destacar o quanto o aspecto afetivo é fator energético para o desenvolvimento intelectual. Essa energia pode influenciar o funcionamento da inteligência, sem, contudo, modificar suas estruturas (tal como a gasolina aciona o motor, mas não o modifica). Dessa forma, Piaget reconheceu que a afetividade é o agente motivador da atividade cognitiva.
Assim, parte-se do pressuposto de que a Educação a Distância, tanto quanto a presencial, deve considerar os aspectos afetivos. O desafio consiste em verificar como as ferramentas tecnológicas proporcionam ambientes “mais sensíveis”, considerando a afetividade dos usuários e reconhecendo conceitos significativos a partir das tecnologias de informação e comunicação. Disto deriva uma nova abordagem para os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), cujas funcionalidades tecnológicas representam fontes importantes para a busca dos aspectos afetivos e cognitivos dos alunos.
Os AVAs são espaços na internet para organização de cursos e disciplinas, administração de conteúdos de estudo e acompanhamento do progresso dos alunos nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância. As tecnologias de informação e comunicação integradas a esses ambientes suportam um universo virtual composto não apenas pelo aparato tecnológico e gerenciamento das informações, mas também pelos sujeitos participantes e suas interações. Trazem consigo transformações no ensino e aprendizagem que, por sua vez, instiga pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de novos modelos pedagógicos, especialmente na Educação a Distância (Behar, 2009).