AFFECTIVE WORD MINING
Toda palavra afetiva em sua forma normal de escrita recebe um valor médio de intensidade. Dependendo do tipo de advérbio que a precede, ou se estiver escrita em letras maiúsculas, terá seu valor médio acrescido ou diminuido de um ou dois pontos. Um quadrante pode acolher mais de uma palavra. Por isso, calcula-se a soma das intensidades e o quadrante a ser escolhido é aquele cujo resultado for maior. Caso houver mais de um quadrante com o mesmo resultado, o fator de desempate será a posição deles na REA. Isto é, o quadrante a ser escolhido será o que contiver pelo menos uma palavra no quadrante representativo de mais baixo controle. Se houver um novo empate, analisa-se qual é o quadrante de prazer mais negativo. O mesmo cálculo é realizado para os subquadrantes. Nesta primeira versão, calcula-se um único estado de estado de ânimo do aluno para o período de verificação (semanal, mensal ou semestral).
A base WordAffectBR (adapt) é uma extensão do WordAffectBR proposto por Pasqualotti (2008). Atualmente, reúne 5077 palavras, das quais 2183 são de conotação afetiva, agrupadas nos quadrantes e subquadrantes correspondentes. As palavras restantes referem-se ao conjunto de advérbios, interjeições, abreviações, stopwords (palavras consideradas irrelevantes, de alta frequência, mas de baixo valor semântico para o contexto do trabalho, tais como artigos, preposições, pronomes e alguns verbos e advérbios). Incluem-se entre as palavras restantes os emoticons.
O AWM foi desenvolvido em PHP para implementação das operações e das interações com o banco MySQL, cuja versão atual é 5.0.51a-24+lenny4-log (Debian). O AWM pode ser incorporado a qualquer outro AVA, desde que sejam realizadas adaptações no módulo Recuperação de Textos.
Bibliografia
Longhi, M. T. et al, 2009b. Investigando a subjetividade afetiva na comunicação assíncrona de ambientes virtuais de aprendizagem. In: Anais do SBIE2009 - XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis, Brasil.
Pasqualotti, P. R. Reconhecimento de expressões de emoções na interação mediada por computador. Computação Aplicada. UNISINOS, Dissertação de Mestrado. São Leopoldo, 2008.