MINERAForum
O fórum de discussão é um recurso que permite aos sujeitos participantes discutir um determinado assunto e trocar ideias. Nos ambientes virtuais de aprendizagem, os fóruns representam um espaço de interações assíncronas entre os usuários (Behar, 2007).
A partir da análise das mensagens postadas pelos alunos em fóruns de discussão, o professor pode diagnosticar informações sobre os discentes. No entanto, se o docente possuir uma grande quantidade de alunos, o tempo necessário para que ele consiga analisar as discussões será grande. Um recurso que permite fazer, de forma automatizada e rápida, uma análise dos conteúdos das mensagens postadas em um fórum de discussão, pode auxiliar o professor. Isto permitirá que o docente identifique os alunos que estão (e aqueles que não estão também) discutindo os conceitos do tema em debate. Desta forma, o docente poderá dedicar um tempo maior para descobrir o motivo pelo qual alguns discentes não discutiram os conceitos referentes ao tema. Caso o professor identifique alunos com dificuldade para compreender os conceitos importantes, ele poderá oferecer ajuda.
Para auxiliar na análise da relevância dos textos produzidos pelos alunos em um fórum de discussão, este propôs a construção de um software denominado MineraFórum.
O MineraFórum utiliza técnicas de mineração de textos para analisar as mensagens de um fórum de discussão. A partir desta análise, é possível identificar se as contribuições textuais produzidas pelos alunos estão em consonância com o tema sugerido para o debate.
O objetivo do MineraFórum é auxiliar o docente a verificar os conteúdos das mensagens de um fórum de discussão. Com esta análise, o professor pode identificar quais alunos estão trabalhando os conceitos relacionados a um determinado tema, quais ainda não abordaram os conceitos, e aqueles que estão com dúvidas. A partir destes indicadores, o professor oferecerá seu auxílio imediato para os alunos que não compreenderam os conceitos relativos ao tema em debate. O docente também poderá motivar a interação entre os alunos que mais discutiram os conceitos com os que menos o fizeram.