Módulo V - Apresentação

 

Identidade de marca

Quando se fala em identidade de marca, o que primeiro vem a mente são os logotipos, paletas de cores e tipografia. Mesmo que esses aspectos sejam importantes, o conceito de marca vai além do visual, mas trata-se de associações conceituais e reações emocionais (GARRETT, 2003).

Alina Wheeler (2008), reconhecida pesquisadora de marcas, define identidade de marca afirmado que as marcas falam de modo virtual para a mente e para o coração, enquanto a identidade de marca é tangível e apela aos sentidos. Assim, a identidade é a expressão visual e verbal da marca; dá apoio, expressão, comunicação, sintetiza e visualiza a marca. A identidade começa com um símbolo e evolui para uma matriz de instrumentos e de comunicação. Essa autora ainda complementa que os melhores sistemas de marca são memoráveis, autênticos, significativos, diferenciados, sustentáveis, flexíveis e agregam valor. Tem reconhecimento imediato, sejam quais forem as culturas e costumes.

Em relação a sites na internet, Garrett (2003) declara que a identidade de marca seja importante porque é inevitável que o usuário crie alguma impressão sobre a instituição ao interagir com as páginas. O que se pode escolher é se essa impressão será acidental ou o resultado de escolhas conscientes. Lembra, ainda, o autor, que a identidade de marca não deve ser preocupação apenas para entidades comerciais, mas que qualquer organização que possua um web site, de fundações sem-fins-lucrativos à órgãos do governo. Aplicando essas afirmações para o contexto educacional, conclui-se que o aluno sempre terá alguma impressão em relação ao material que lhe é apresentado e que cabe ao professor identificar o conceito que deseja transmitir e, com o auxílio da equipe de design, buscar as formas mais adequadas de representá-lo. A Figura 24 apresenta um exemplo de desenvolvimento de marca para o Editor de Texto Coletivo, ETC.

 

 

Identidade de marca

 

Figura 24 : Exemplo de identidade de marca