Módulo I - Compreensão
Introdução - Compreensão
A primeira fase da metodologia consiste na pesquisa de informações relevantes ao projeto de interface de MED. Essa etapa será construída com base nos estudos de Garrett (2003), Amante e Morgado (2001), no Design Instrucional (FILATRO, 2008), na Engenharia de Software (PRESSMAN, 2002) e no Design de Interação (PREECE, ROGERS e SHARP, 2005).
Em termos de experiência do usuário, Garrett (2003) considera que o fundamento do sucesso esteja em uma fase inicial claramente articulada. Para isso, precisa-se definir as intenções da organização que solicitou o projeto e as necessidades do provável usuário. Essas duas questões deverão nortear todas as decisões relativas ao projeto de experiência do usuário. Esse autor considera que a chave esteja em explicitar com clareza exatamente o que se quer. Quanto mais precisamente são propostas as alternativas viáveis mais provável será que as metas sejam atingidas.
No caso desta pesquisa, o usuário é o aluno e a organização apresenta objetivos pedagógicos. Dessa forma, é preciso agregar ao projeto de design uma abordagem que considere também aspectos de educação. A metodologia de Amante e Morgado (2001) somada ao Design Instrucional (FILATRO, 2008) podem contribuir nesse sentido.
Amante e Morgado (2001) em sua primeira etapa “Concepção do Projeto” trata das definições do tema do MED, dos objetivos pedagógicos, dos conteúdos, do público destinado, do contexto e do tipo de aplicação. Esse dados precisam ser levantadas e devidamente relatados antes de se iniciar o projeto de interface. É possível que algumas informações não tenham sido definidas com detalhamento na concepção do MED, ou que a linguagem usada seja desconhecida para a equipe de design. Obter informações claras e corretas é um encargo para o projetista da interface.
O Design Instrucional, como apresentado por Filatro (2008), traz na primeira fase (chamada de Análise) um estudo contextual da instituição onde o MED será desenvolvido e utilizado inicialmente. Pretende-se entender o problema educacional através do levantamento das necessidades educacionais e a caracterização dos alunos. São pesquisados a filosofia de educação da instituição, as necessidades de implementação do curso que utilizará o MED, os objetivos desse curso, a infraestrutura e as mídias disponíveis. Outro aspecto ressaltado nessa abordagem é manter comunicação continuada com o solicitante do material, que é quem, em última instancia, aprovará o material.
Considerando todas essas questões, é proposta a primeira fase da Metodologia INTERAD, denominada Compreensão. As etapas de 1 a 5 consistem no levantamentos de informações iniciais que podem ser obtidas diretamente com a instituição solicitante do projeto; as etapas 6 e 7 referem-se a pesquisa de dados que necessitará de entrevistas com o público-alvo e a própria solicitante; e a etapa 8 trata-se da busca de subsídios projetuais efetuada pelo designer. A seguir serão detalhadas as etapas dessa primeira fase.