Módulo IV - Elaboração

 

Definição do tipo de interatividade

Filatro (2009) afirma que no aprendizado eletrônico a interação não acontece por acaso, mas precisa ser intencionalmente planejada e expressa visual e funcionalmente na interface do curso ou unidade de aprendizagem. Para essa autora, interação diz respeito ao comportamento das pessoas em relação umas às outras e ao sistema, estando ligada à ação recíproca pela qual os indivíduos e objetos se influenciam mutuamente. Já a interatividade descreve a capacidade potencial do sistema de proporcionar interação. Assim, afirma ela, pode-se dizer que experiências de aprendizagem significativas serão proporcionadas se a solução educacional projetada, for, antes de tudo, interativa. Isso significa disponibilizar uma interface que possibilite interação e ofereça atividades de aprendizagem que exijam do aluno a interação com conteúdos, com ferramenta e com outras pessoas.

 

Sims (1997) destaca sete níveis de interatividade, que são os seguintes: Objeto, linear, de suporte, de atualização, construtiva, reflexiva, de simulação, hiperlinkada, contextual não-imersiva, virtual imersiva. O professor, juntamente com a equipe de desenvolvimento, deve escolher quais desses tipos de interatividade são mais adequados aos objetivos pedagógicos e aplicá-los adequadamente no MED. Veja mais detalhes dos níveis de interatividade na apresentação disponível no link material de apoio.