Módulo IV - Elaboração

 

Malha construtiva

A malha ou grade de construção é um recurso do design editorial que também tem sido usado no design digital. Trata-se de um sistema modular que serve de base para a construção do leiaute da página. Garrett (2003) descreve a grade como um “leiaute máster” usado como template para criação das páginas e distribuição dos elementos gráficos garantindo uniformidade e consistência ao leiaute da interface.


Tondreal (2009) afirma que a grade é usada para organizar o especo e a informação para o leitor e que ela mapeia um plano para todo projeto. Além disso, é uma maneira de estabelecer e manter a ordem.


Para Samara (2007, p.24) a grade “consiste num conjunto específico de relações de alinhamento que funcionam como guias para a distribuição dos elementos num formato”. Conforme esse autor, as grades têm sempre as mesmas partes básicas, que desempenham funções especificas. Dependendo do tipo de conteúdo as partes da grade podem ser combinadas ou omitidas da estrutura geral.

 

A Figura 21 apresenta as partes de uma grade, as quais Samara (2007)  define da seguinte forma:

 

  1.  Colunas – alinhamentos verticais que criam divisões horizontais entre as margens;  a quantidade de colunas é indeterminada e suas larguras podem ser iguais ou diferentes, conforme as necessidades de conteúdo;
  2.  Módulos – unidades individuais de espaço separados por intervalos regulares que, repetidas no formato da página, criam colunas e faixas;
  3.  Marcadores – indicadores de localização para textos secundários ou constantes, como cabeçalhos, nomes de seções, fólios ou outros elementos que mantenham a posição em qualquer uma das páginas;
  4.  Zonas espaciais – grupos de módulos que, agrupados, podem forma módulos distintos, podendo representar funções específicas;
  5.  Guias horizontais (flowlines) – alinhamentos que quebram o espaço em faixas horizontais, ajudam a orientar os olhos no formato e podem ser usadas para criar novos pontos de partida ou pausas para texto e imagem;
  6. Margens – espaços negativos entre o limite do formato e o conteúdo que cercam e definem a área viva, onde ficarão os tipos e as imagens. As proporções de margem ajudam a estabelecer a tensão na composição, podem orientar o foco, repousar os olhos ou servir para área de informações secundárias;

 

 

Modulo

 

Figura 21 : Elementos da grade (TONDREAL, 2009, p. 10)