Módulo I - Compreensão

 

Expectativa do solicitante

Levantar as expectativas do solicitante é uma atividade que também compõe a etapa de Pesquisa. Para tanto, pode-se montar um questionário de perguntas abertas e/ou fechadas e aplicá-lo aos responsáveis pelo projeto. Filatro (2008) ressalta a importância de se estabelecer uma comunicação continuada com a instituição solicitante do material, que pode mesmo ser considerada como um “cliente”, já que trata-se de quem, em última instância, aprovará o material.

Mesmo que o trabalho esteja respaldado em pesquisa e focado nos objetivos educacionais e necessidades do aluno, a perspectiva do solicitante é extremamente relevante, pois deve-se considerar sua experiência no ramo em que atua. Além disso (a menos que o projeto envolva uma pesquisa de posicionamento de mercado) o solicitante é quem pode definir quais suas intenções e interesses quanto ao posicionamento, que imagem e conceito de comunicação se irá construir para o produto, no caso um MED. Com as informações levantadas junto a instituição é possível construir um gráfico de diferencial semântico que demonstra as intenções de conceito visual. A Figura 7 traz um modelo de gráfico desse tipo.

 

Diferencial Semântico

 

Figura 7: Exemplo de gráfico de diferencial semântico