A criatividade é um tema que vem sendo discutido constantemente na educação. Atualmente, existem diversas definições para o conceito de criatividade, bem como, o que é ser criativo. Por sua vez, a Web 2.0 proporciona espaços virtuais para o processo criativo, através de suas ferramentas e das possibilidades de interação proporcionadas pela rede.
O objeto de aprendizagem (OA) “Práticas Criativas na Web 2.0” busca analisar, especificamente, o caráter criativo das ações na construção do conhecimento. Nesse sentido, os softwares sociais, presentes na web 2.0, podem proporcionar aos sujeitos situações práticas em que se possa analisar e refletir sobre as ações e seus resultados, compreendendo-os na medida em que sua mente cria instrumentos para interpretá-los.
O objetos é dividido em 4 módulos, com pelo menos um desafio cada um.
São eles:
Este material também possui um glossário e uma midiateca com entrevistas, vídeos, textos e links de diversas mídias sobre a temática.
Objetivos: Este OA tem como principal objetivo proporcionar a formação continuada de professores no que se refere às novas demandas da educação de crianças, envolvendo as tecnologias, em uma prática que proporcione a ação criativa. |
Pré-requisitos Técnicos: Conhecimentos básicos de Internet. Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos .pdf, plugin do Flash e um navegador web. |
Público-Alvo: Professores interessados em educaçãocontinuada, alunos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação, bem como, os demais interessados no tema. |
Tempo previsto para a atividade: Conforme os objetivos e planejamento do professor. |
Local: O objeto de aprendizagem poderá ser usado presencialmente, como também em atividades semi-presenciais e à distância. |
Questões para discussão e atividades: Estão descritas nos desafios de cada módulo. |
Dicas e Atividades complementares: O objeto possui páginas com Material de Apoio, Glossário e Midiateca. |
Avaliação: O professor poderá seguir a proposta do desafio ou criar uma avaliação própria. |