Glossário

B | C | D | F | G | I | L | M | Y | R | S | T | W

Blog, ou Weblog
é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).

Disponível em: Link

Acesso em: 13 de junho de 2009.

Ciberartes
São artes que têm como suporte a telinha do computador e sua temática envolve tudo o que está ligado a essa cultura na qual estamos inseridos: interatividade, relações humanas, linguagem visual, vários tipos de interações etc. Há tantas maneiras de representar o que querem na tela quanto artistas, cada um de maneira diferente. Neste meio o artista que domina a técnica tem um leque gigantesco de possibilidades de representar sua arte. São expressões artísticas confeccionadas a partir de máquinas e suas tecnologias, por exemplo, esculturas em três dimensões feitas a partir de programas de computar, enfim Cyberart é a interação do artista com ferramentas de alta tecnologia, este tipo de arte começa a aparecer em todas as diferentes manifestações da intenção artística ou do belo.

Disponível em: Link

Acesso em: 03 de junho de 2009.

Ciberinfância
Ciberinfância, termo cunhado pela Professora Leni Vieira Dornelles, é o período dessa "infância on-line, da infância daqueles que estão conectados à esfera digital dos computadores, da Internet, dos games, do mouse, do self-service, do controle remoto, dos joysticks,do zapping. Esta é a infância da multimídia e das novas tecnologias" (DORNELLES, 2005, p. 80)

Disponível em: Link
Ciberinfante
refere-se à criança que vive a ciberinfância, ou seja, que manipula e domina facilmente recursos tecnológicos.

Disponível em: Link
Criatividade
Para Piaget, o conhecimento é construído através de estruturas, essas estruturas não são pré-formadas, portanto a cada nova estrutura construída pelo sujeito, há um processo de criatividade. Assim, a criação do novo se dá através de um processo de abstração reflexiva, ou seja, a abstração das próprias ações. Desta maneiram, há três condições para a formação de um sujeito criativo sendo: a necessidade de se trabalhar sozinho, ler informações de diversas áreas e a existência de um adversário intelectual.

Disponível em: Link
Delicious
é um site que foi desenvolvido por Joshua Schachter, que mantém também o Memepool e entrou no ar no final de 2003. Ele oferece um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar. Serviço similar, de compartilhamento de links favoritos, costuma ser conhecidos pelo termo em inglês "social bookmarks".

Disponível em: Link

Acesso em: 23 de junho de 2009.

Flickr
é um sítio da web caracterizado como uma rede social cujo foco é no armazenamento e partilha de fotografias (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações). O Flickr permite a seus usuários criarem um arquivo para hospedagem de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo. No começo de 2005 o sítio foi adquirido pelo Yahoo. O Flickr é considerado um dos componentes mais exemplares daquilo que ficou conhecido como Web 2.0, devido ao nível de interatividade permitido aos usuários. O sítio adota o popular sistema de categorização de arquivos por meio de tags (expressão em inglês que poderia ser traduzida como etiquetas).

Disponível em: Link

Acesso em: 02 de julho de 2009.

Goowy
foi um desktop online que integrou as tecnologias AJAX e Macromedia Flash, um dos exemplos da Web 2.0. De interface um pouco parecida com o Mac OS, diferencia-se de outros desktops online pelo foco nos recursos gráficos e de multimídia, além do alto grau de personalização de interface (skins). O sistema integra um cliente de e-mail, calendário, bloco de notas, agregador de RSS, gerenciador de favoritos e mensagens instantâneas, e também widgets flutuantes, chamados "minis".

Disponível em: Link

Acesso em: 05 de julho de 2009.

Interação online
De acordo com Piaget, o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. No meio virtual, essas interações são realizadas a partir de ferramentas que possibilitam as trocas entre os indivíduos, como fóruns e bate-papos.

Disponível em: Link

Acesso em: 05 de julho de 2009.

Internet
é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet.

Disponível em: Link

Acesso em: 06 de julho de 2009.

Links ou Hiperligação
é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet.

Disponível em: Link

Acesso em: 13 de julho de 2009.

Mapas Conceituais
é uma ferramenta que pode/deve ser usada desde o início do processo de aprendizagem até a sua avaliação. O Mapa é uma "forma alternativa" (GAVA et al.) de expressar as idéias quando a seqüência e forma não forem os principais objetivos do assunto a ser tratado.

Disponível em: Link

Acesso em: 13 de julho de 2009.

Mashups
é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites. Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, MS Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

Disponível em: Link

Acesso em: 14 de julho de 2009.

Movie Maker
é um software de edição de vídeos compilado juntamente com a instalação do Windows. É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas sem muita experiência em informática possa adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes. Sua tradução literal para o português fica: Criador de filmes do Windows. É suportado pelos sistemas operacionais: Windows ME, Windows XP e o Windows Vista.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

MSN
Software de bate-papo virtual que conecta pessoas em diferentes localidades simultaneamente.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Mundo virtual
Há muitas concepções de virtual. Algumas das definições mais comuns são estas: Algo que é apenas potencial ainda não realizado (a definição histórica). Virtual referir-se-ia a uma categoria tão verdadeira como a real. O virtual não seria oposto ao real. O virtual pode ser oposto ao atual, porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é (ser). Algo que não é físico, apenas conceitual. Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e., geralmente alguma abstração de algo real. A simulação de algo, como em Realidade Virtual, Memória virtual, Disco virtual.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

MySpace
é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. É a maior rede social do Estados Unidos e do mundo com mais de 110 milhões de usuários . Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. MySpace é um site muito ativo, com novos membros entrando no serviço diariamente e novos recursos adicionados com freqüência. A crescente popularidade do site e sua habilidade de hospedar MP3s fez com que muitas bandas e músicos se registrassem, algumas vezes fazendo de suas páginas de perfil seu site oficial.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010

YouTube
O YouTube é um website que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Rede Interativa
É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. A interação é uma ação de um objeto físico sobre outro - os objetos físicos podem ser considerados desde partículas pontuais até campos quânticos. Além da interação puramente física, o termo designa a ação conjunta humano-humano e humano-máquina. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa desencadeia uma reação em outro (humano ou não). Esta interação pode ter diversos níveis, desde a simples bidirecionalidade até a interatividade.

Disponível em: Link 1

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Redes Sociais
é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Second Life
é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Sociedade em Rede
As mudanças tecnológicas resultaram no aperfeiçoamento de sistemas computacionais que, por sua vez, estruturaram redes que conectam o mundo, destacando-se a Internet. A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Software Interativo
É o nome dado ao conjunto de produtos, incluindo não só o programa de computador propriamente dito, mas também as especificações, planos de teste, etc. A interação é uma ação de um objeto físico sobre outro - os objetos físicos podem ser considerados desde partículas pontuais até campos quânticos. Além da interação puramente física, o termo designa a ação conjunta humano-humano e humano-máquina. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa desencadeia uma reação em outro (humano ou não). Esta interação pode ter diversos níveis, desde a simples bidirecionalidade até a interatividade.

Disponível em: Link 1

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Tecnologia
é um termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Englobando Tecnologias Móveis tais como câmera digital, videogame, MP3 ou I-Pod.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

WEB 2.0
é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

WEB 3.0
A Web 3.0 propõe-se a ser, num período de cinco a dez anos, a terceira geração da Internet. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipedia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Orkut. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. Esta inovação está focada mais nas estruturas dos sites e menos no usuário. Pesquisa-se a convergência de várias tecnologias que já existem e que serão usadas ao mesmo tempo, num grande salto de sinergia. Banda larga, acesso móvel à internet e a tecnologia da semântica, todos utilizados juntos, de maneira inteligente e atingindo a maturidade ao mesmo tempo.

Disponível em: Link

Acesso em: 10 de fevereiro de 2010.

Wikis
são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.

Disponível em: Link

Acesso em: 18 de agosto de 2009.

WWW
A World Wide Web (WWW) (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.

Disponível em: Link

Acesso em: 22 de agosto de 2009.