Módulo 4 - Planejando de forma criativa

O pensamento criativo pode ser visto como uma competência para a sociedade em rede (Resnick, 2007). Com o uso criativo das ferramentas do computador o aluno tem a possibilidade de aprender através de um ciclo de imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir.

Uma prática criativa precisa tornar o ambiente de aprendizagem agradável e atrativo, de forma que os alunos possam se envolver profundamente nas atividades propostas. Para isso é importante que sejam trabalhadas temáticas do interesse dos alunos, através de recursos que despertem a sua curiosidade. Dessa forma, a criança tem a possibilidade de ser um agente de seu conhecimento, criando de forma autônoma. Se para Piaget (2001), ser criativo é a possibilidade de coordenar ações, criando novidades para si, uma prática pedagógica criativa requer a experiência com ideias, exploração e resolução de problemas.

Nesta perspectiva, o professor promove a participação do grupo, e a partir dessa dinâmica tem a possibilidade de retirar os próximos conteúdos a serem trabalhados (Collares, 2001). Dessa forma as atividades passam por um processo constitutivo único da turma que está realizando a atividade. Esta ação torna o planejamento contínuo, na medida em que há um processo recursivo entre o feedback dos alunos e a seleção dos conteúdos. Também é importante que o professor ao planejar, vincule esta ação à diferentes leituras da área específica do conhecimento.

Romeike (2007), propõe alguns requisitos para o planejamento criativo utilizando as ferramentas informáticas. O autor coloca que estes critérios beneficiam as práticas mais abertas e criativas, na medida em que o planejamento organiza o trabalho a ser realizado. São propostos 4 critérios principais para o planejamento criativo:

(1) Conteúdo – neste primeiro critério é importante levar em conta a relevância do tema para os alunos bem como o tipo de problema a ser resolvido ou o que se espera como produto final.
(2) Atividades – devem trazer elementos novos para a temática, ou seja, novidades desafiadoras sobre determinado assunto. O autor também sugere que se trabalhe a partir da perspectiva de construção de métodos para resolução de problemas, de forma que os alunos possam articular seus conhecimentos em busca de um elemento novo. Para realizar este trabalho é importante que o professor tenha claro qual o seu conceito de conhecimento e de aprendizagem e, a partir disso, como pretende aplicá-lo e qual será o ponto de partida dos estudantes.

(3) Foco nos alunos – para uma prática criativa é preciso envolver os alunos na atividade, para isso é fundamental que a criança identifique-se com as atividades. Isso implica que o conteúdo tenha significado para o aluno e que os objetivos estejam bem claros. Cabe destacar que cada aluno é um sujeito com suas próprias idéias, visões e preferências. Portanto, é preciso abrir espaço para a originalidade do aluno.

(4) Ambiente de aprendizagem – Este critério se refere basicamente à ação pedagógica do professor, por exemplo, os experimentos que serão propostos e o tempo disponível, que deverá ser amplo. O incentivo à diversidade de idéias, que caracteriza o professor como um orientador da aprendizagem e não como o centro da aula.



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