Módulo 4 Professor Zappiens: utilizando as tecnologias na escola

A aprendizagem acontece por meio da descoberta, da experimentação e da investigação. Nesse sentido, pode-se dizer que a tecnologia aumentou as possibilidades de se aprender com os meios de comunicação, simulação, autoria e informação. O comportamento do aluno Zappiens enquanto aprende está mudando com as diversas formas de interação social, já que eles interagem com as paginas de sites observando tanto textos escritos, como textos icônicos, imagens e cores, como possíveis entradas a seguir na construção de caminhos de leitura diante de uma grande variedade de informações. Assim, a experiência de aprendizagem se dá através da exploração das informações e ambientes e através da colaboração em rede com outros usuários. Com isso, as relações sociais, estabelecidas no meio virtual, são vistas como uma grande vantagem para a construção de soluções para problemas encontrados. O professor atento à estrutura de aprendizagem do aluno zappiens "aprender fazendo” deve desafiá-lo para o "aprender refletindo", com práticas pedagógicas que contemplem as construções coletivas usando as tecnologias para abrir o espaço de perguntas, de armazenamento e manipulação de informações e divulgação de descobertas, aumentando as possibilidades de aprendizagem. O desafio é aproximar o que os alunos fazem na escola do que fazem em suas horas de lazer, para que as situações de aprendizagem na escola também sejam motivadoras, desafiadoras e divertidas.

Assim, a escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.

A-    A+