Módulo 3 O que pensam os Alunos Zappiens

Essa pesquisa caracteriza-se como estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois parte da observação dos fenômenos e dos sujeitos a partir do meio histórico e social em que estão inseridos e são produzidos. Assim, caracteriza-se por ser uma pesquisa em que o pesquisador coleta dados que são emergentes, tendo como objetivo o desenvolvimento de temas a partir desses dados (Creswell, 2007).

Por estudo de caso, entende-se como uma investigação empírica que, de acordo com Yin (2005, p. 32), (1) investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto, e (2) seus limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos. Esses estudos permitem que suas escritas possam ser conduzidas e desenvolvidas por diversos motivos, podendo incluir casos individuais ou generalizações amplas baseadas em evidencias. Essa técnica de pesquisa pode ser caracterizada como um recurso na compreensão no processo de representações sociais, comportamentos e percepções de determinados grupos. Assim, foi estabelecida uma conversação com crianças do Ensino Fundamental de escolas púbicas, buscando atender a um público abrangente que pode, ou não, dispor das tecnologias a que esse trabalho busca estudar.

Uma conversação é entendida aqui, como uma unidade mínima de interação social voltada para execução bem sucedida de ações. “Dessa maneira envolve mais de um ato de fala, articulando escuta e proposição” (LIMA & RIVERA, 2010, p.324). Para o seu desenvolvimento, contou-se com 53 crianças em diferentes momentos da rotina escolar.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, escolheu-se a realização de entrevistas com crianças e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de compreender como eles acreditam que o computador pode auxiliar nas aprendizagens e em sala de aula. Para isso foi escolhida uma escola pública da rede estadual de Porto Alegre e, de acordo com a disponibilização de tempo e espaço, foram realizadas as entrevistas. Essas buscavam conhecer e compreender as demandas e expectativas quanto ao uso de recursos computacionais por alunos e professores na escola. Além disso, buscou-se conhecer o contexto em que os alunos que estão envolvidos, sobre seus gostos e a disponibilidade de computadores para que pudessem utilizar. Cabe destacar que essa escola ainda não é participante de programas do governo que visam distribuir computadores para seus alunos.

As perguntas feitas para as crianças participantes buscaram analisar os modos de utilização do computador no seu cotidiano, além da visão que elas possuíam da possível utilização do computador no cotidiano escolar. As perguntas realizadas para os professores buscaram analisar a concepção que os mesmos possuíam do uso do computador, além da observação do uso feito pelos seus alunos.

Perguntas Alunos

Perguntas Professores

A pesquisa contou com 53 alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona norte de Porto Alegre. As crianças que participaram da pesquisa possuem de 6 a 13 anos e foram entrevistadas durante cinco tardes do mês de outubro de 2010. O espaço destinado às entrevistas foi a sala do Serviço de Orientação Educacional da própria escola. Inicialmente, seriam realizadas 87 entrevistas, mas de acordo com a aceitação dos pais e retorno dos termos de consentimento , 34 entrevistas não puderam ser realizadas. A quantidade de entrevistas se daria de acordo com o número de alunos de cada turma, na busca de um conhecimento sobre a diversidade de alunos que são encontrados em escolas públicas.



Referências:

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LIMA, J. C. RIVERA, F. J. U. Redes de conversação e coordenação de ações de saúde: estudo em um serviço móvel regional de atenção às urgências. Caderno Saúde Pública. Volume 26/N°2. Rio de Janeiro fev. 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

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