Como utilizar o objeto

O objeto de Aprendizagem Alunos Zappiens: Refletindo sobre a ciberinfância e suas mudanças busca problematizar as relações e mudanças proporcionadas pela integração das tecnologias na infância. Estamos vivendo uma época de constantes mudanças e, uma das causas, é que os recursos tecnológicos estão em constante evolução. Entender como o Aluno Zappiens pensa e aprende é um desafio aos professores que desejam educar utilizando as tecnologias e alguns autores tratam sobre esta dicotomia entre a cultura das crianças (fora da escola) e as práticas escolares. Pretende-se, ainda, promover situações em que os professores e esses alunos possam, a partir de uma experiência reflexiva, engajar-se, de forma criativa e científica, num processo dinâmico, participativo e interdisciplinar de aprendizagem.


Este objeto de aprendizagem foi constituído dos seguintes módulos:

1. Conceito de aluno zappiens e suas diferenças;
2. Interpretação do uso que as crianças fazem da tecnologia atualmente;
3. Estudo da aprendizagem como uma experiência desafiadora para os alunos zappiens;
4. Estratégias de uso das novas tecnologias na escola.

Cada módulo possui dois desafios


Objetivos

O objetivo principal dessa proposta é auxiliar professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no desenvolvimento das aulas, reconhecendo as características que os alunos zappiens desenvolvem fora da escola. Nesse sentido, buscam-se estratégias para suprir estas necessidades dentro da sala de aula, reconhecendo uma forma de educar em tempos de mudanças com ferramentas da web 2.0.


Pré-requisitos técnicos

Conhecimentos básicos de Internet.

Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos em formato pdf, navegador de internet atualizado (Internet Explorer 7 ou superior, Firefox 3.6 ou superior, Opera 4 ou superior).


Público-alvo

Professores da área, alunos da graduação em Pedagogia e da pós-graduação em Educação. Entretanto, está aberto a outros interessados no tema.


Tempo previsto para a atividade

Conforme os objetivos e planejamentos do professor


Local

O objeto de aprendizagem poderá ser usado presencialmente, como também em atividades semi-presenciais e à distância.


Questões para discussão e atividades

Estão descritas nos desafios de cada módulo.


Dicas e Atividades complementares

O objeto possui páginas com Material de Apoio, Glossário e Midiateca como material complementar para o aprofundamento nos temas abordados e esclarecimento de termos mais específicos.


Avaliação

O professor poderá seguir a proposta do desafio ou criar uma avaliação própria.

A-    A+