Competências Digitais em Educação: do conceito à prática, organizado por Patricia Alejandra Behar e Ketia Kellen Araújo da Silva, é o registro das pesquisas subre o tema que vêm sendo desenvalvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS). Nos vários capítulos, você encontra elaboradas discussões teóricas; ricos frameworks desenvolvidos pelos pesquisadores; indicações para a avaliação de competências digitais; foco em alunos, professores e outros atores; orientações para a escrita coletiva digital: dentre outros temas. Você também será apresentado a conceitos desenvalvidos pelo grupo, como sujeito mobie e cyberseniors. Uma das aplicagões das competências digitais ainda carente de material de apoio teárico é a Educação a Distância (EaD). Este livro se aprofunda não apenas na discussão sobre as competências digitais na EaD, mas apresenta também um framework para esse propósita. Competências Digitais em Educação: do conceito à prática é ao mesmo tempo uma introdução ao tema para os novatos e um aprofundamento da teoria e da prática para os mais experientes. Uma obra de referência sobre competências digitais na educação.
Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.
O livro é o registro das pesquisas sobre o tema que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS). Nos capítulos são apresentadas discussões referente as competências digitais na educação com foco nos alunos, professores, idosos, crianças, entre outros, com indicações para avaliação, dentre outros temas.
Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas.
Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.