Os Materiais Educacionais Digitais (MEDs) são todos materiais que possuem uma finalidade educativa e que são disponibilizados no formato digital. Como exemplo pode-se citar os objetos de aprendizagem, softwares educacionais, aplicativos, vídeos, imagens entre outros 3.
Os MEDs são utilizados com frequência na educação formal (educação básica e ensino superior), no entanto, a cada ano, aumenta a necessidade de se pensar em materiais que possam auxiliar educação informal, como é o caso dos cursos de formação permanente e continuada para diferentes públicos.
Com o aumento da população mais velha e pela procura por formações que contemplem o uso de tecnologias digitais (como computador, tablets, smartphones etc.) é primordial que se pense sobre o planejamento, desenvolvimento e aplicação de materiais educacionais digitais.
Ainda existe carência de materiais educacionais digitais voltados para o público sênior. Desse modo, a utilização dos smartphones e tablets por parte dessa parcela da população fica restrita ao entretenimento, sem que se veja seu potencial educacional. A educação, associada às tecnologias digitais, pode ser uma alternativa para a manutenção cognitiva, preenchimento do tempo ocioso e maior contato social dos idosos 1.
EXEMPLO DE MEDs
Os MEDs produzidos para o público mais velho são desenvolvidos, geralmente, utilizando diferentes tecnologias digitais, dificultando, em alguns casos, o seu uso pelo público mais velho que possui conhecimentos e habilidades restritas sobre informática. Pela diversidade de recursos que podem constituir os MEDs é preciso verificar se os mesmos estão ajustados às demandas do público a que serão designados 2.
Existe um vasto campo educacional tecnológico voltado para os idosos, mas que ainda não foi explorado por muitas razões. Dentre elas, está o déficit de profissionais, empresas da iniciativa privada e políticas públicas engajadas em superar e compreender as limitações e desafios deste público. Essa porcentagem da população também tem sede de integrar as diferentes gerações e seus feitos, por isso cabe ao educador de idosos inserir os MEDs em suas práticas pedagógicas.
REFERÊNCIAS: 1 MACHADO, L. R. Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors: desvelando o potencial inclusivo da educação a Distancia. 2013. Tese (Mestrado em Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2 GRANDE, Tássia Priscila Fagundes. Materiais educacionais digitais para idosos: em busca de indicadores de usabilidade para dispositivos móveis. Dissertação [Mestrado], Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. 3 TORREZZAN, C. A. W. Design Pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRANDE, T. P. F. InstrUMEDS: um instrumento para materiais educacionais digitais em dispositivos móveis para idosos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
DESAFIO - PLANEJAR UM MED PARA IDOSOS
Infelizmente ainda são poucos os materiais educacionais digitais específicos para os idosos. Os MEDs que existem abordam temas geralmente voltados para o cuidado da saúde, desconsiderando outros temas que também poderiam ser enriquecedores para esta idade.
Por isso desafiamos você a planejar um MED para idosos!
Para isso, complete a tabela abaixo em um editor de texto (como Word, BrOffice etc.):
Nome do MED:
Descrição
Aspectos que devem ser considerados para atender à velhice
Conteúdo
Módulos
Atividades
Materiais extras
Referências
Outros
Poste o documento no ambiente virtual de aprendizagem utilizado!
DESAFIO - CARACTERÍSTICAS DE UM MED PARA IDOSOS
Quando lemos sobre materiais educacionais digitais para idosos muitas indagações surgem, principalmente: quais seriam as diferenças de um MED para idosos de um para adulto jovem?
Refletindo sobre esta questão, o desafio é você, com um grupo de no máximo 4 pessoas, mapear as principais características de um MED para idoso.
Pense em um público de 60-80 anos e elenquem 10 características (interface, conteúdo, atividades etc.) que um MED deve contemplar!
Utilize uma ferramenta de criação de fluxogramas para apresentar estas características. Alguns exemplos: